Google+ O MEU POVO PERECE POR FALTA DE CONHECIMENTO.: PASSAGENS BÍBLICAS - A BÍBLIA RESPONDE. 202. EXPLICAÇÃO PARA Sl 139.16 E Jó 14.5!

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

PASSAGENS BÍBLICAS - A BÍBLIA RESPONDE. 202. EXPLICAÇÃO PARA Sl 139.16 E Jó 14.5!

PASSAGENS BÍBLICAS - A BÍBLIA RESPONDE.

202. EXPLICAÇÃO PARA Sl 139.16 E Jó 14.5!

Vamos ler os dois versos:

"Os teu olhos me viram, a substância ainda informe, e nos teus livros foram escritos todos os meus dias, cada um deles escritos e determinado, quando nenhum deles havia ainda."

"Visto que os seus dias estão contados, contigo está os números dos seus meses; Tu ao homem puseste limites, além dos quais não passará."

Estamos diante de um assunto muito importante. A dúvida da consulente diz respeito à duração da vida humana, dando a entender que existe um determínio quando ao tempo que o homem passa na terra.

Quero lembrar a importância de um princípio hermenêutica, segundo o qual a interpretação de um texto bíblico liga-se ao todo da Bíblia, pois que a Bíblia se interpreta pela própria Bíblia.

No caso do tempo da duração da vida, a Bíblia nos ensina em Sl 90.9-10: 

"Pois todos os nosso dias se passam na Tua ira, acabam-se os nossos  anos como um breve pensamento."

"Os dias da nossa vida sobem a setenta anos, ou, em havendo vigor, a oitenta; neste caso o melhor deles é canseira e enfado, porque tudo passa rapidamente, e nós vamos."

Paulo apóstolo exporta pais e filhos e escreve em Ef 6.1-3.

"Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, Pois isto  é justo

Honra a teu pai e a  tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra."

O apóstolo nada mais fez do que interpretar o texto de Ex 20.12, que consiste no mandamento com promessa. A letra pura e simplesmente ensina que o filho obediente acrescenta naturalmente dias ao seu caminhar neste mundo.

Vamos dar apenas alguns provérbios que instem no ensino de que a desobediência causa encurtamento dos dias, enquanto a obediência a Deus aumente a longevidade de dias. Vejamos Pv 3.1-2:

"Filho meu, não te esqueças dos meus ensinos, e o teu coração guarde os meus mandamentos; porque eles aumentarão os teus dias, e te acrescentarão anos de vida e paz."

O ensino é claro, mas tem reforço ainda maior nos versos 15-16 deste mesmo capítulo. No capítulo 4, vs 4-6, o autor declara que a verdadeira vida está condicionada à obediência e à vivência nos preceitos divinos. Observe-se a beleza do ensino de Pv 6.20-23. Oxalá pudéssemos ensinar a todos os jovens a glória de se levar a lâmpada de Deus como deveria para o nosso caminhar neste mundo.

Voltemos agora aos versos citados em sua carta: a tradução do Sl 139.16 apresenta variação em algumas versões, que esclarecem o verso: "You saw  me before I was born and schedulled each day of my life before  I begam to breathe. Every day was record in your book" (The Living Bible), ou seja, "Antes mesmo do meu corpo tomar forma humana Tu já havias planejado todo os dias da minha vida; cada um deles estava registrado no Teu Livro."

Spurgeon (The Treasure of David) vê neste verso algo maravilhoso de misericórdia de Deus no trato com aqueles que elegeu desde a eternidade.

Até a escala de seus membros, diz Spurgeon, está registrada nos artigos de Deus para com aqueles que O temem.

No texto de Jó vemos o retrato da brevidade dos dias do homem ante a eternidade de Deus. A vida assim tão curta é marcada por medo e sofrimento! E na Bíblia Viva verso 5:

"O Senhor mesmo determinou a duração da vida humana. como ela é curta!"

O Sl 90.10 descreve a menor duração da vida como sendo a própria defesa do homem marcado pelo pecado e que terá maiores desventuras à proporção que os dias avancem além do limite razoável. No verso 12 o salmista apela para uma contagem certa dos dias, tendo em vista sabedoria no viver.

Sejam as palavras aqui estudadas uma advertência a que vivamos cuidadosamente os poucos dias que temos para gastar neste mundo manchado pelo pecado. Na obediência ao Senhor e na vida por Ele recomendada, anos preservaremos para o bem e para maior alegria.

POR DAVID GOMES www.ebar.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário