Google+ O MEU POVO PERECE POR FALTA DE CONHECIMENTO.: REENCARNAÇÃO - A BÍBLIA RESPONDE. 225. REENCARNAÇÃO DE ELIAS NA PESSOA DE JOÃO BATISTA?

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

REENCARNAÇÃO - A BÍBLIA RESPONDE. 225. REENCARNAÇÃO DE ELIAS NA PESSOA DE JOÃO BATISTA?

REENCARNAÇÃO - A BÍBLIA RESPONDE.

225. REENCARNAÇÃO DE ELIAS NA PESSOA DE JOÃO BATISTA?

João Batista declara em Jo 1.21 que ele não era Elias. O anjo anuncia a Zacarias em Lc 1.17 que João Batista viria no espírito e poder de Elias, tendo em vista converter desobedientes e analisar seguidores para o Messias que estava para chegar. Lembre-se mais que Elias não chegou a experimentar a morte física, pois foi transportado vivo a exemplo de Enoque sendo certamente transformado por Deus em corpo espiritual (Gn 5.24; 2Rs 2.9-14).

Cito Edersheim (in loco) e vários outros autores, tendo em vista apresentar o maravilhoso conceito dos judeus em torno da pessoa do grande profeta.

Os judeus esperavam pela volta pessoal de Elias, que não experimentara morte física, tendo sido arrebatado vivo aos céus (2Rs 2). Edersheim vai além, para dizer que havia certas crenças de que o profeta aparecera em ocasiões diversas. Para os rabinos, sua vida continuava. A expectativa de sua vinda como preparador do caminho do Messias incluía a sua atuação no sentido de desfazer dúvidas, realizar a missão de paz e apresentar o verdadeiro sentido de estado dos mortos (vol. 1, págs. 143-3).

Elias, presente na Transfiguração, era o selo e o símbolo de que a Profecia se completava na Pessoa daquele que agora discutia com o representante da Lei da profecia a realidade de sua morte que se aproximava.

Ele, Jesus, pela ressurreição, daria curso a tudo quanto Deus planejara e havia revelado por intermédio da Lei dos Profetas e dos Salmos.

Existia certa tradição rabínica segundo a qual Elias teria de vir três dias antes da chegada do Messias. No primeiro dia ele subiria nas montanha para clamar pela desolação da terra. Ele proclamaria a necessidade de paz, que viria por intermédio do do Messias.

No segundo dia Elias haveria de proclamar boas nova ou notícias.

No terceiro dia haveria de anunciar salvação: Jesus, o Salvador. Teria como sua missão restabelecer a paz, reunir família e limpar a nação. Por esta razão o grande profeta significava muito para israel.

Jesus acolheu, portanto, a dúvida com a naturalidade. E acrescentou: Elias já veio... Certamente entenderam que se referia a João Batista, que Herodes tinha decapitado. Destarte, Jesus previa aqui final igual para Seu ministério.

Elias, vivido por João Batista, havia trazido o cumprimento as palavras de Ml 3.1. Ele havia cumprido aquilo que foi dito pelo anjo a seu respeito, na palavra de Lc 1.17. Evidente que os rabinos e seus seguidores não entenderiam seu ministério espiritual, quando alguns chegavam a esperar que Elias trouxesse de volta a arca e até uma botija de azeite e uma vasilha com maná!

Veja-se em Mt 11.8-9 a proclamação que Jesus fazia de João Batista como o maior de todos os profetas. Virtude e poder de Elias em graus superlativos. Virtude e poder de Elias acima de todos os tratos do ministério profético.

Leiamos adiante em Mt 11. 10-14 e veremos que Jesus identifica o ministério de João no quadro perfeito do cumprimento de Ml 3.1. Que bênção a mais o aparecimento do rei da profecia antiga neste quadro, diferenciando-se totalmente da pessoa do ainda maior, João Batista, sem qualquer possibilidade de se ver aqui o impossível, uma reencarnação.

Desta forma, a unidade da Bíblia uma vez mais se firma.

As almas que estão na presença de Deus voltarão com Cristo para recebermos o corpo ressuscitado (1Ts 4.13-18).

Quando o ladrão penitente aceitou Jesus, recebeu do Mestre a gloriosa promessa: "Hoje mesmo estarás comigo no paraíso" (Lc 23.43).

Paulo, o santo apóstolo, consolou os leitores de sua epístola com palavras de 2Co 5.8: "Entretanto estamos em plena confiança, preferindo deixar o corpo e habitar com o Senhor."

A Bíblia ensina eternidade do espírito, mas por nobre que seja a conquista da vida eterna maior está o monumento da graça de Deus, pela qual  Cristo foi oferecido pelos nossos pecados. Nossas obras representam o caminho para o galardão, uma vez que a salvação nos vem pelo beneplácito do maravilhosos Senhor.

POR DAVID GOMES WWW.EBAR.COM.BR



Nenhum comentário:

Postar um comentário