Google+ O MEU POVO PERECE POR FALTA DE CONHECIMENTO.: MISCELÂNEA - A BÍBLIA RESPONDE. 271. É LÍCITO AO CRENTE PARTICIPAR DE GREVE?

sábado, 28 de março de 2015

MISCELÂNEA - A BÍBLIA RESPONDE. 271. É LÍCITO AO CRENTE PARTICIPAR DE GREVE?

MISCELÂNEA - A BÍBLIA RESPONDE.

271. É LÍCITO AO CRENTE PARTICIPAR DE GREVE?

Greve é paralisação de trabalho por determinação de sindicatos, tendo em vista forçar patrões ou empresas a atenderem pedidos do grupo. normalmente de melhoria de salários, ou de condições de trabalho.

existem provisões constitucionais que decidem pela legalidade ou não da greve. Cabe ao crente muita atenção no tocante a tais movimentos, muitas vezes elaborados com finalidades políticas, sem verdadeiro interesse para os trabalhadores.

A Bíblia ensina o trabalho, A Bíblia ordena o trabalho e exige mesmo que os servos de Deus sejam diligentes no trabalho. O quarto mandamento ordena: "Seis dias trabalharás." Paulo escreve aos crentes de Tessalônica ensinando que não deve comer aquele que não quiser trabalhar.

Seria inadmissível um crente em piquetes. Seria inaceitável se saber de crentes nos movimentos de violência. E bem sabemos de como vai se tornando mais grave a violência em tais movimentos.

É inegável o sentido da hora, quando muitos procuram direitos e muitos poucos pensam em deveres. Muitos pensam no líquido do trabalho, sem levarem em conta as muitas e cada vez maiores obrigações da empresa.

Lemos em Lc 3.14: "contentei-vos com o vosso soldo". Mas João Batista vai bem além no seu ensino: "Quem tiver duas túnicas reparta com quem não tem."

Aos publicanos que pediam batismo, preceituava o batista: "Não cobrei mais do que estipulado, a ninguém maltrateis, não deis denúncias falsas." Que amplitude de ensino está diante de nós?

Paulo tem também seu ensinamento. Disse o apóstolo: "Todos os servos estão debaixo do julgo de seus senhores e sejam dignos de honra por parte deles." Mas Paulo vai além e acrescenta: "Também os que têm senhores fiéis não os tratem co desrespeito, trabalhem ainda mais."

Pedro ensina no cap. 2 da 1. epístola, v.18: "Servo, sede submisso, com todo temor aos vossos senhores, não somente aos bons e cortados, mas também aos perversos."

Recomendo o peso da lição; pensemos na minoria de cristãos nas empresas. Seja o crente sempre cauteloso em inflamar com algo que não seja a Pessoa maravilhosa do Senhor Jesus.

POR DAVID GOMES

www.ebar.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário