JESUS - A BÍBLIA RESPONDE
140. EM LENDO UM SONETO INTITULADO " A DOR DE MARIA", DEPAREI COM A AFIRMAÇÃO DE QUE A MORTE DE JESUS FOI UM MARTÍRIO. FOI JESUS UM MÁRTIR OU NÃO?
Sentimos enorme prazer de tratar deste assunto, que chegou a ser ventilado nas tertúlias da Academia Evangélica de Letras do Brasil.
Os dicionários definem martírio e devemos atentar para o que dizem: Mártir, do Latin martyre, testemunha, pessoa que sofreu tormentos e torturas até a morte. Pessoa que sofreu por causa da sua crença na fé cristã. que padeceu até à morte pela fé. Santo Estêvão foi o primeiro mártir do Cristianismo.
A última frase parece isentar de início a Pessoa de Jesus da classe dos mártires. De fato, a morte de Jesus Cristo foi uma vitória.
"Ele morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras", declara Paulo apóstolo no capítulo 15 de sua epístola de 1Co.
O profeta Isaías narra a cena co calvário em linguagem belíssima que é interpretada como tendo sido cumprida em Jesus. Veja-se Is 53 com At 8.26-40.
Jesus não foi mártir; Ele consentiu morrer pelos nossos pecados.
Ao se preparar para a despedida dos seus seguidores, Jesus declarou: - Recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra. A palavra traduzida testemunha é martureo, no original, ensinando que o discípulo devia ter a santa disposição de aceitar o martírio, por amor de Cristo. Este o sentido do mártir Estêvão. No caso de Jesus Cristo, temos sua entrega voluntária por amor aos homens perdidos, para trazer todos os que o aceitarem como Salvador à plenitude do amor de Deus, em Cristo.
POR DAVID GOMES www.ebar.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário