IMAGENS - A BÍBLIA RESPONDE
129. UMA SOBRE O CULTO DAS IMAGENS!
Do ponto de vista da Bíblia Sagrada de qualquer edição, isto é, Bíblia chamada católica ou protestante, a idolatria está incluída entre os maiores pecados, talvez o maior de todos.
Historiadores descobrem os primeiros sinais de idolatria o culto que na antiguidade era prestado a meteoritos, que por serem raros na queda em nosso mundo se tornaram em encarnação de deuses para homens. Blocos de madeira começaram a ser preparados mais tarde, como para simbolizar a presença de deuses no seu interior. Divindades habitavam em madeiras, diziam, e isto se espalhou por todas as partes.
Animais ou pessoas como deuses, foi a fase seguinte . É como se os verdadeiros deuses delegassem poderes a alguém. E surgiram os deuses locais, cada povo adorando o seu. Quando do episódio de Aarão no fabrico do bezerro de ouro (Ex 32), sentimos a influência e a presença do "boi Ápis", na caminhada do povo.
E os "postes ídolos" vieram mais tarde e passaram a infestar a vida de vários dos reis de Israel. Os polares (matstsebloth) foram espalhados por várias partes, alguns deles muito belos.
Idolatria entre os israelitas
Em Gn 31, lemos do tempo quando Raquel roubou o terafim de seu pai. E mentiu para guardá-lo. Esta é a primeira menção explícita de amor e isto aconteceu com a esposa favorita de Jacó. Esta a preparação para o que ocorreria no deserto em ocasiões diferentes.
Na lei dos Dez Mandamentos, era proibido adorar; era proibido fazer; era proibido cultuar. Enfim, Deus não admitia qualquer representação para servir de ajuda ao povo no caminho da adoração real e verdadeira.
Querubins - Serpentes de bronze - Bois fundidos
A Bíblia declara que Deus mandou fazer dois querubins de ouro batido (Ex 25.18). Na caminhada do deserto, no momento da provação e dor, Deus mandou fazer uma serpente de bronze (Nm 21.8-9). Em Cr 3.10, lemos de duas estátuas. A verdade pura e simples é que adornos não são ídolos. A serpente de bronze não era para ser adorada ou receber velas acesas em volta de adro. Não, jamais!
Não havia cheiro de sebo no culto dos judeus. Não havia michos nem velas acesas ao seu redor.
Aí estão primorosos templos evangélicos, ornados de vitrais coloridos e belos, colunas alvas e belas; aplicações maravilhosas. Nada disto, no entretanto, é feito para receber velinhas de sebo, compradas numa sacristia. E foi dito aqui no Rio, por um eminente católico romano , que os católicos de hoje não adoram apenas seus santos, mas adoram a cruz também.
As práticas se confundem com aquilo que tenho visto em diferentes partes do mundo. Na Tailândia, por exemplo, existe um pequeno Buda na maioria das casas. É a imagem, as velinhas a queimar. É retrato do que se vê por aqui.
Deus nos ajude a sermos cheios do amor e da sua graça para que lhe prestemos o culto que ele espera de nós. Lembremos q advertência de Paulo em 1Co 6.9-10. A mesma sentença é repetida na última mensagem da Bíblia: Ap 22.15. Esta a mensagem e o caminho.
POR DAVID GOMES www.ebar.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário