MOISÉS - A BÍBLIA RESPONDE
167. CONTENDA DO DIABO COM O CORPO DE MOISÉS. POR QUE?
O texto de Jd 9 declara o seguinte: "Contudo, o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não se atreveu a proferir juízo infamatório contra ele; pelo contrário, disse: - O Senhor te repreenda."
Miguel arcanjo é posto em cena como complemento aos termos da condenação que usava para os sonhadores alucinados que desejavam perturbar a obra do Senhor.
Miguel aparece em uma função de arcanjo em Ap 12, o que coloca a situação de Judas em harmonia com a Revelação.
No targum se faz referência a a Miguel como tendo sido comissionado a sepultar o corpo de Moisés, o que contrariou o inimigo dos crentes. Miguel, entretanto, com humildade deixou a Deus o julgamento do fato, impedindo, todavia, a ação de Satanás. Alguns procuram dar um sentido alegórico à passagem:
O corpo de Moisés, dizem, significava a própria Lei que ele redigiu e promulgou. Satanás teria tido assim anseio de possuir o corpo de tão excelente servo. Satanás tinha em mente, argumentam outros, tomar o corpo de Moisés como ídolo para adoração do povo. Certamente que, tratando-se do corpo perecível, poderia ser que fizessem moldes para servir como ídolo.
Tantas personalidades são adoradas nos dias que correm. O fanatismo por Hitler no seu tempo, por Mussolini, por Stalin e ainda hoje pelos adeptos de Maomé. Se Satanás tivesse transformado Moisés em ídolo, imagine-se as muitas conseqüências.
Temos ainda a sugestão de que Moisés representava os eleitos de Deus e transmudar o curso natural do seu corpo sepultado seria trama satânica para seus vis processos.
Intérpretes admitem que Judas tivesse recebido especial informe da parte do próprio Cristo, o que não nos parece necessário aceitar, posto que nada se informa a este respeito no texto. Outros admitem ter sido o informe colhido do livro apócrifo Ascensão de de Moisés , o que não invalida o texto registrado por Judas como tendo aprovação do Espírito Santo, que inspirou a epístola.
POR DAVID GOMES
Nenhum comentário:
Postar um comentário