MISCELÂNEA - A BÍBLIA RESPONDE
290. PLANEJAMENTO FAMILIAR!
Qual o procedimento aconselhável para o crente a respeito do assunto?
De fato, Deus criou o mundo e ordenou que a família fosse multiplicada. E multiplicada ela vai sendo ao redor do mundo. Acontece que a Bíblia tem também o que consideramos mandamentos de pais para filhos.
Paulo fala de filhos sujeitos a Deus e obedientes, como marca da fidelidade de seus pais. Vejam-se os textos de 1Ts 2.11; 1Tm 3.4; Tt 1.6 e muitos outros, onde o tipo de filho vai anunciar o pai que o tem gerado.
Em Ef 6.4, lemos do dever de criar os filhos de modo digno.
Vemos, portanto, que não se trata apenas de gerar filhos, mas prepará-los para a vida. Essa preparação não consiste apenas em um tipo de instrução, pelo preparo da criança para enfrentar os problemas do dia-a-dia, em segurança.
Muitos casais crentes e dependentes de Deus tem buscado em oração resolver o problema da família. E descobrem um tipo de planejamento familiar que seja compatível com a fé cristã e com sua própria vida de família.
Se a base de tal planejamento for mero egoísmo, tal prática é nociva. Se for apenas uma decisão de evitar o filho, está errado. Se é por falta de amor àquele filho que seria sua bênção, então está errado também.
Mas se o casal sente que já recebeu de Deus o número de filhos que pode criar, com amor e devoção, então o casal está certo. E Deus mesmo vai ajudar na escolha do método adequado.
Alguns preferem o chamado método do período seguro, que é um método natural, que obedece apenas ao ciclo e disposição da mulher no que diz respeito à ovulação. Esse método tem sido recomendado por clérigos, como natural e seguro.
Existem mulheres que não poderiam dispor de um período realmente seguro. Entram aí outros meios, que um bom médico poderá orientar.
Por ser delicado o assunto, deve ser tratado com muito cuidado. O casal deve se submeter a exame pré-nupcial, tendo em vista conhecer as possibilidades do chamado período seguro que depende da regularidade da esposa. é necessário, igualmente, ter segurança de que nenhum filho será rejeitado, nem criado com fala de amor. A própria criança sente o volume de amor que lhe dedicam os pais. E uma criança realmente amada pelos pais crescerá como uma flor, exuberante e bela.
POR DAVID GOMES
www.ebar.com.br
Quem poupa o lobo sacrifica a ovelha!
Nenhum comentário:
Postar um comentário