CÉU A BÍBLIA RESPONDE
52. À LUZ DA RESPOSTA DE NÚMERO 50, AFIRMANDO QUE NÃO NOS LEMBREMOS NO CÉU DAS COISAS QUE PODERIAM NOS RALI, COMO SE EXPLICA ENTÃO O DIÁLOGO DA PARÁBOLA DO RICO E LÁZARO?
A parábola de Lc 16 não trata de pessoas no céu da glória. Fala a parábola de um homem no "Hades" que se lembrou de coisas aqui embaixo. Jesus aqui certamente enfatizava na parábola algumas verdades muito interessantes:
Primeira lição: Não há mudança de estado depois da morte. Deus não atende a quaisquer pedidos de mudanças depois de findo o tempo aqui na terra: "Como aos homens está ordenado morrer uma só vez, seguindo-se o juízo", é palavra santa e inspirada. Não existe purgatório, nem reencarnação.
Terceira lição: O sofrimento no Hades é agravado pela visão dos que estão no céu. Ilustre comentador do passado chamava atenção ao fato de que quem se encontra no escuro pode ver o que está na luz, mas não o inverso.
Reafirmamos a resposta de número 50, pois que se os crentes no céu pudessem se lembrar das pessoas queridas que foram para o inferno, o céu deixaria de ser céu. Lembremos que Jesus tinha em mente exaltar na parábola o destacamento acima. Mas parábola é sempre parábola.
POR DAVID GOMES WWW.EBAR.COM.BR
Nenhum comentário:
Postar um comentário