Pirataria é Pecado?
Pirataria de CD evangélico é pecado?
Tem um monte de gente na Internet afirmando que a pirataria de CDs evangélicos é crime e portando é pecado.
Temos que tomar muito cuidado ao colocar crime e pecado como sinônimos, pois as duas palavras têm significados completamente diferentes.
*Crime: é Todo o ato merecedor de repreensão ou castigo, que provoca a reação organizada da sociedade. Ato que a lei declara punível, ou transgressão de um preceito legal.
*Pecado: é todo e qualquer ato de desobediência à vontade de Deus. Origina-se do grego “hamartia” e significa errar o alvo.Quando alguém ou alguma editora faz cópias da Bíblia, ela paga os direitos autorais para quem? Os CDs evangélicos não são mensagens da palavra de Deus cantadas? Na antiga União Soviética, na época em que era proibido pregar o evangelho e as igrejas eram subterrâneas, tomávamos conhecimento que missionários levavam Bíblias escondidas embaixo de roupas.
Eles estavam errados? Estavam em pecado? Afinal, desobedeciam as Leis do país, contrabandeavam Bíblias, mensagens de Deus.
Alguém que compra um CD pirata, ou tira uma cópia do CD de um amigo, ou mesmo que baixam da Internet louvores cristãos, que falam de Jesus, da Palavra de Deus, está errando o alvo? Obviamente que não.Quantas pessoas teriam realmente condições de comprar CD’s com preços tão altos? Talvez muitos dos cantores gospel não estivessem preocupados em levar a mensagem de Deus cantada, em divulgar o louvor, que pode tocar em algum coração ímpio, incrédulo e sim com o sucesso e a vida boa que o dinheiro pode proporcionar.
Até concordo que para os cantores que estão começando isso poderia acarretar em algum prejuízo. Mas quem vai comprar CD pirata de quem está começando agora? Quando o sucesso estoura, o cantor já tem eventos agendados para quase o ano todo.Os cantores e gravadoras evangélicas devem combater a pirataria sim.
Mas também deveriam agora fazer uma nova campanha: Para abaixar o preço dos CD’s. Esse é o primeiro grande passo em combate as cópias piratas.
O problema é que as gravadoras não estão nem um pouco dispostas a fazerem isso, pois ela seria a principal prejudicada.Se a inspiração é Divina os direitos autorais são pagos à Deus? Tudo bem os cantores tem que sobreviver (concordo plenamente) - mas enriquecer e acumular mais que o necessário pode? E os irmãos que querem ter um CD para louvar o Senhor e muitas vezes pagar R$ 20,00 num CD pode significar ficar sem gás? Será que os cantores se preocupam mais em divulgar o nome do Senhor através das músicas ou em ganhar dinheiro com a venda destes CDs A musica evangélica antes de ser um comércio tem o propósito de adorar e louvar ao Senhor, e não de enriquecer e dar vida de luxo para uns e prejudicar a outros.
As ferramentas profissionais de produção musical estão cada vez mais acessíveis e a troca de informações entre os usuários da Internet está aumentando a cada dia.
Aproveitando este cenário, músicos seculares de toda parte estão desenvolvendo seus talentos produzindo faixas realmente interessantes e, através da web, divulgam seus trabalhos de maneira independente, sem intermediários.
Estes são exemplos realmente interessantes que deveria ser o padrão de todo musico gospel, mas que infelizmente para a vergonha do mundo evangélico a mensagem que vemos estampada em cada novo CD colocado no mercado é a mesma “pirataria de cd é crime e é pecado”.... de graça recebestes, de graça dai. (Mt 10:8b).
Nenhum comentário:
Postar um comentário