Dia 31 de Maio / Dia Internacional do Espírito Santo
Em ambas as línguas, tanto no grego como no hebraico, os vocábulos usados para o Espírito Santo enfatizam sua santidade. No AT, o adjetivo santo antes do substantivo espírito aparece raramente (Sl 51.11; Is 63.10,11). Em contraste, o NT apresenta essa combinação na maioria dos livros, como um nome que ocorre frequentemente, especialmente no livro de Atos. Isso não significa que a ênfase ao Espírito é menor no Antigo do que no Novo Testamento. As expressões mais frequentes no AT são o Espírito de Deus ou o Espírito do Senhor, as quais ocorrem numerosas vezes.
As palavras gregas e hebraicas para "espírito" revelam um significado duplo: espírito e vento. Por exemplo, "o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas" (Gn 1.2), mas "Deus fez passar um vento sobre a terra, e as águas abaixaram" (Gn 8.1). Jesus disse a Nicodemos: "O que é nascido do Espírito, é espírito... o vento sopra onde quer (Jo 3.6,8). Outro significado do termo "espírito", nas duas línguas, é sopro, respiração, tanto divina como humana (Jó 4.9; 12.10; 2 Ts 2.8).
Por toda a Bíblia a expressão "espírito" é escrita com letra maiúscula, para referir-se ao Espírito de Deus, ou com letra minúscula, para indicar o espírito humano. Devido ao fato de que os manuscritos antigos não usavam letras maiúsculas, os tradutores e editores às vezes têm muita dificuldade para determinar se o escritor tem em mente o espírito de Deus ou o humano .
A primeira vez que a palavra "espírito" aparece na Bíblia é no relato da criação, em Gênesis. O Espírito de Deus, o qual pairava sobre as águas, é o poder criativo que traz ordem ao caos (Gn 1.2). O salmista faz eco a esse conceito, quando diz: "Pela palavra do Senhor foram feitos os céus, e todo o exército deles pelo sopro da sua boca" (Sl 33.6). Por meio do sopro de Deus, Adão tornou-se uma alma vivente (Gn 2.7). Jó afirma que o Espírito do Senhor o criou e que recebeu vida por meio do sopro do Todo-poderoso (Jó 27.3;32.8;33.4;34.14,15). Quando Deus retira seu sopro dos seres humanos e dos animais, eles morrem e retornam ao pó (Sl 104.29; Ec 3.19,20; 12.7). No vale dos ossos secos, o sopro de Deus entrou nos esqueletos e eles retornaram à vida (Ez 37.1-14).
COMO UMA PESSOA!
A ênfase sobre o monoteísmo, dada pelos escritores do Antigo Testamento, prevalece sobre a doutrina da Trindade. No entanto, os escritores fazem uma distinção entre Deus e o Espírito do Senhor, sem jamais considerar o Espírito como uma mera emanação de Deus. Tome, por exemplo, as referências em Gênesis 1.1,2. Deus criou o céu e a terra, mas o Espírito do Senhor pairava sobre as águas. Deus disse que seu Espírito não contenderia para sempre com o homem (Gn 6.3). Isso significa que os escritores viam duas pessoas divinas distintas; eles entendiam que o Espírito era Deus, o qual exercia funções que os escritores bíblicos expressaram em termos humanos. Isso fica bem claro em algumas passagens. Os levitas oraram: "Deste o teu bom Espírito para os ensinar (os israelitas)" (Ne 9.20). Davi perguntou: "Para onde me irei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face?" (Sl 139.7) e Isaías escreveu que o povo entristeceu o seu Espírito Santo e Deus (o Pai) tornou-se inimigo deles (Is 63.10-12; 48.16).
Neste sábado é o dia do Espírito Santo e nós do Blog Missões & Teologia disponibilizamos uma série de estudos para sua edificação e conhecimento acerca do Espírito Santo.
* O que é a Blasfêmia contra o Espírito Santo?
* Quem é o Espírito Santo?
* É para o cristão ser capaz de senti-lo?
* Qual foi o seu papel no Antigo Testamento?
* O Espírito Santo pode abandonar o Cristão?
* Quando e como recebemos o Espírito Santo?
* Quais são os nomes e títulos do Espírito Santo?
* Como posso estar cheio do Espírito Santo?
* Há dons miraculosos do Espirito hoje?
* O que é a cláusula filioque?
* Qual é o seu papel em nossas vidas?
* Cair no Espírito é bíblico?
* É falar em línguas evidência de ter o Espírito Santo?
* Devemos adorar o Espírito Santo?
* O que é o selo do Espírito Santo?
* O Espírito Santo é "ele" ou "ela" ou "neutro"?
* A quem devemos orar? Pai, Filho ou Espírito?
Nenhum comentário:
Postar um comentário