Prof. Willian
Desvios doutrinários
Isaías 1:2-3
“Ouvi, ó céus, e presta ouvidos, tu, ó terra, porque fala o Senhor: Criei filhos, e exalcei-os; mas eles prevaricaram contra mim. O boi conhece o seu possuidor, e o jumento a manjedoura do seu dono; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende.”
FILOSOFIA
* A abordagem do assunto FILOSOFIA será a partir da perspectiva Bíblica. * A Filosofia em si, trabalha apenas no campo da Razão. * A Filosofia surgiu no período chamado SILÊNCIO PROFÉTICO, entre Malaquias e Mateus. (cerca de 400 anos) * Deus deu ao homem a capacidade de CONHECER, ENTENDER E ESCOLHER. * Nenhum outro Livro substitui o conteúdo da Palavra de Deus. * Vivemos um momento onde se busca CONFUNDIR a fé. * Devemos fazer uma grande distinção entre FÉ / RAZÃO / REVELAÇÃO.
C A P A C I D A D E D O H O M E M D E : C O N H E CE R , E N T E N D E R E E S C O L H E R
“Árvore do conhecimento...” CONHECER é o primeiro estágio de ENTENDER. Entender é o estágio mais profundo do SABER.
* Tudo o que é Entendido é Conhecido, mas tudo o que é Conhecido, nem sempre é Entendido. * Os animais têm comportamentos INSTINTIVOS; o cantar do pássaro é um louvor
ao Criador, porém de forma instintiva. “O boi conhece...”
* O homem é o único ser capaz de conhecer e entender. * Deus anelava do homem um louvor que fosse resultado de um comportamento de ESCOLHA e não de um comportamento instintivo. * Deus criou um ser capaz de adorá-lo, amá-lo e respeitá-lo pro livre escolha. * O Conhecimento e Entendimento leva o homem à capacidade de ESCOLHER.
(Nasce aí a idéia de Livre Arbítrio)
Desde o Éden o homem não fez bom uso da sua capacidade de Conhecer, Entender e Escolher. Não adorou ao Senhor. De Adão à Enos não houve ADORAÇÃO. Veio então o Dilúvio; um recomeço.
NOÉ - Mesmo numa geração corrupta, foi um homem que fez bom uso da sua capacidade de Conhecer, Entender e Escolher. Depois do Dilúvio, sua primeira atitude foi fazer um Altar para adorar ao Senhor.
* A Graça: Emana de Deus. * A Salvação: É uma escolha do homem.
Texto Is, 1:2-3
MITO – Criação fantasiosa da mente.
O fenômeno “morte” sempre assombrou o homem primitivo. Ao ver a árvore crescer, a água se mover, o sol transitar... quando o homem não tinha uma explicação científica racional, fazia do sobrenatural o seu
“deus”. * No diálogo da serpente com Eva, foi potencializado o futuro surgimento do Mito e da Apostasia, pois tendo como base uma MENTIRA, o homem estava abandonando o Projeto de Deus para caminhar sob sua própria vontade.
(livre escolha)
PANTEÍSMO - Teoria de que TUDO é Deus. PAN (TUDO) TEO (DEUS).
POLITEÍSMO - Muitos “deuses”. (Índia - Egito >>>> Japão - China)
Deus separa um povo como modelo para falar ao mundo. Povo Hebreu: Patriarcas, Juízes, Reis, Profetas, Sacerdotes...
* Jesus vem nessa época e encontra um mundo dividido. * Pensamentos Filosóficos acima das Profecias esquecidas. * Judaísmo - Uma religião desacreditada pelos próprios Judeus.
Primeiros Pensadores: Tales – Anaximandro – Anaximines, reconhecidos pela comunidade Filosófica como primeiros Filósofos. Porém, antes deles, houve
especulações de que OMERO e EZILDO teriam iniciado discussões com temas a respeito da Filosofia. Ezildo escreveu um trabalho de explicação sobre a origem dos deuses.
Filosofia Cosmológica O Cosmos / O Universo / A Natureza. (divindades)
TALES: A origem de tudo está na Água. ANAXIMANDRO: No Infinito... ANAXIMINES: No Ar... HERÁCLITO: No Movimento...
A Mudança...
Filosofia Antropológica 450 a.c
PROTÁGORAS: “O homem é a medida de todas as coisas”
A partir de Protágoras, o homem tornou-se o centro da reflexão do pensamento Filosófico.
Sócrates / Platão / Aristóteles: Filósofos mais populares por suas definições a cerca da Vida, Alma, Morte, Felicidade, Sucesso, Depressão, etc.
CONCLUSÃO
* Desde o Éden as más escolhas sempre afastaram a criatura do seu criador. * O homem pode fazer a BOA ESCOLHA. Jesus! Salvação!
Nenhum comentário:
Postar um comentário