O livro de Marcos
Jesus, O Servo
É importante ler devagar e com atenção para descobrirmos a riqueza dos detalhes da Palavra e, principalmente, a revelação.
Considerações sobre o livro:
a] Marcos apresenta Jesus como O Servo, O Bezerro; então quando lermos o livro devemos ter consciência de que estamos tomando conhecimento do serviço dO Senhor Jesus em favor do seu povo.
b] O livro por apresentar Jesus como o servo não contém a sua genealogia, porque os servos e escravos não tinham genealogias, não era importante para eles.
c] O livro foi escrito aos romanos e gentios e era importante mostrar Jesus como servo e não como o Rei, porque os romanos temiam que os judeus quiserem tomar o trono; não foi apresentado como homem, porque os romanos achavam que Jesus era simplesmente um homem e não o apresenta como O Filho de Deus, porque os romanos não cultuavam a Deus. Mas era importante mostrá-lO como servo, como aquele que veio para servir e não para ser servido e isso era totalmente diferente de tudo o que os romanos pensavam dEle.
d] O livro omite toda a introdução de Mateus e logo no início começa a falar do serviço, das curas, da pregação... era o servo trabalhando pelo seu povo.
e] Jesus é apresentado aqui como o bezerro, o Bezerro do sacrifício. Ezequiel no capítulo 2 narra também uma visão que teve do Senhor e o apresenta como um ser que tinha quatro faces - Homem, leão, bezerro e águia e o significado disto é que Jesus se fez homem, mas Ele é O Rei, Ele é O Bezerro (ou cordeiro) do sacrifício e a águia, apresenta-o como O Filho de Deus.
f] Quando as tribos no deserto, antes de entrarem em Canaã, acampavam-se ao redor do Tabernáculo, três tribos ficavam atrás do tabernáculo: Benjamim, Manassés e Efraim. O servo é aquele que trabalha, mas não aparece. Todos recebem o benefício do seu serviço, mas ele é humilde, não se exalta, porém sem Ele haveria grande prejuízo a todos.
h] A bênção de Jacó sobre a tribo de Issacar fala claramente deste assunto: “ Issacar é jumento de fortes ossos, de repouso entre os rebanhos de ovelhas. Viu que o repouso era bom, e que a terra era deliciosa, baixou os olhos à carga, e sujeitou-se ao trabalho servil.” (Gn 49:14-15)
Estes versículos mostram o jumento, ou bezerro, ou boi de fortes ossos -> quando presente no meio do rebanho trás segurança às ovelhas, traz repouso. Viu que o repouso (a casa do Pai, a eternidade, o repouso eterno) era bom; que a terra (novos céus e nova terra) era boa; baixou os olhos à carga (desceu à terra como servo, para trabalhar em favor do povo necessitado) e sujeitou-se ao trabalho servil (trabalhou, curou, operou maravilhas, carregou a cruz, morreu, ressuscitou etc).
i] Então leremos o livro observando o serviço de Jesus, do cordeiro em favor do homem.
Ler: Mc 7:37 → Tudo Ele tem feito;
Mc 10:45 → Veio para servir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário