Google+ O MEU POVO PERECE POR FALTA DE CONHECIMENTO.: O PODER DA VERDADEIRA AMIZADE

sábado, 3 de maio de 2014

O PODER DA VERDADEIRA AMIZADE


O poder da verdadeira amizade

“O homem que tem muitos amigos sai perdendo; 

mas há amigo mais chegado do que um irmão.” 

(Provérbios 18.24)



Há algum tempo atrás estive numa cidade diferente daquela que vivo para celebrar um casamento. Ali encontramos amigos, alguns que não víamos há tempos. Dentre eles um casal que eu não via há pelo menos dois anos. Eles são missionários na Etiópia e estão vivendo as dificuldades de adaptação à língua e à cultura num país longínquo para pregar o evangelho ao povo etíope. Tudo por amor e obediência a Cristo. São pessoas que estão pagando o preço para falar do amor de Jesus.

O interessante do nosso encontro - que durou apenas duas horas - é que apesar de estarmos separados há tanto tempo a amizade continuou. Foi como se tivéssemos nos visto há apenas um dia, tal foi a naturalidade e a empatia que continuava existindo entre nós. Amor e cumplicidade são marcas entre verdadeiros amigos.

Mas existe uma diferença entre amigos e amigos.

É isso que Salomão expressou  no  provérbio acima. Para muitas pessoas ter amigos (amigos em excesso) torna-se não em bênção, mas num terrível problema. Isso porque nem todos os amigos são verdadeiros. De fato, nem tudo o que se chama de amizade vale a pena.

Quero, então, pensar com você em como ter amigos que sejam verdadeiros e que possam abençoá-lo de maneira que a cumplicidade e a honestidade façam entre vocês este vínculo que o autor de provérbios chamou de “amigo mais chegado que um irmão”:

1. Busque amigos que partilhem da fé em Cristo, que congreguem com você numa igreja, que possam orar com você e compartilhar das coisas do Alto;

2. Não espere que a amizade comece de súbito. Verdadeiras relações de amizade precisam de tempo (meses ou  mesmo anos) para decolar;

3. Não cobre tempo ou atenção de seu amigo. Não cobre que ele o faça feliz. Faça a sua parte e deixe a amizade entre vocês florescer sincera e livremente;

4. Não busque ter tantos amigos íntimos. Você não precisa ter todas as pessoas da igreja, de sua família, escola ou trabalho como suas melhores amigas. É melhor confiar plenamente em duas pessoas do que ver seus segredos revelados por vinte.

5. Por fim: O “amigo mais chegado que um irmão” é aquele que, sendo amigo de Cristo, faz aquilo que Ele manda (João 15.14). Procure estar junto de gente assim. E seja abençoado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário