AVIVAMENTO
06. COMO BUSCAR O AVIVAMENTO ESPIRITUAL DAS IGREJAS, SEM QUE SE ENTRE EM QUESTÃO CARISMÁTICA? DEVEMOS COBRIR MANIFESTAÇÕES DA IGREJA A FAVOR DO AVIVAMENTO?
O avivamento em si mesmo é carismático. Ele pela apropriação pelo crente do que Paulo chama "Dons do Espírito" e que é o carisma de Deus (1Co 12.4-11; Rm 12.4-8).
A conversão da pessoa a Jesus Cristo traz ao coração regenerado pelo o Espírito o "Dom de Deus" (At 2.38). Cada crente e todo crente têm este dom da salvação. Mas os dons espirituais, carismas, são a capacitação daquele que ama a Deus e deseja servi-lo , para o serviço do Senhor. Posso ir além para afirmar que o avivamento surgirá, de forma natural, num ambiente de igreja em que o dom e o domínio de Espírito alcancem cada crente, membro do "Corpo de Cristo", a Igreja (1Co 12.27).
Quanto as chamadas "manifestações" com gritos, histerias, quedas de um lado para o outro, nada trazem de especial. Veja em Jo 7.37-38 a forma natural que abrange o verdadeiro crente que anela pelos dons espirituais. Ele crê e recebe, independentemente de qualquer barulho. Ele se torna verdadeiro rio, na comunicação da benção, pela fé que exerça em Jesus (Ez 47. 1-12).
Tenho apreciado o movimento do Espírito em avivamentos diversos. Evans em Galles, 1904, manteve postura bela e abençoadora quando publicou as manifestações. O Espírito jamais joga alguém no chão com ataque de histeria, dizia. O Espírito levanta e abençoa. Mais ainda, "O Espírito do profeta é dominado pelo profeta" (1Co 14.32)
POR DAVID GOMES
Nenhum comentário:
Postar um comentário