Google+ O MEU POVO PERECE POR FALTA DE CONHECIMENTO.: BATISMO PELOS MORTOS?

domingo, 20 de abril de 2014

BATISMO PELOS MORTOS?

BATISMO X MORTOS


16. LEIO EM 1Co 15.29 A RESPEITO DE BATISMO PELOS MORTOS. COMO ENTENDER?


    O objetivo apóstolo era provar a realidade da ressurreição de Cristo, como garantia da ressurreição e vida eterna de todos os que nele depositam sus fé e seu amor. 

  Paulo avança em seu argumento e atinge um ponto de significação, quando se refere àqueles que se batizavam pelos mortos, fato que se constitui no ponto de dúvida em tela.

   Pessoalmente, vejo aqui, bem no começo da Marcha Cristã, indício de um valor excessivo ao ato do batismo. Era a tendência de tornar a ordenança em sacramento. A concepção de sacramento se prende a uma expressão latina: EX OPERE OPERATO, incorporando a ideia de que na água, no gesto do batismo ou na fórmula batismal, se encontra alguma virtude, algo que enobrece o ato. É  a eterna luta contra a pureza e genuinidade da fé.

   O texto em si só mesmo pode admitir a ideia de sobre ou em favor de ou, ainda, em lugar de.

   Alguns, informam comentadores, pediam para serem batizados sobre os túmulos dos mártires, buscando virtudes do que chamavam "nuvem de fieis testemunhas". Para nós esta prática não faz sentido, pois que naquele tempo a concepção do batismo era por imersão e não se vê como tal tipo de cerimônia poderia ocorrer numa lápide ou túmulo.

   O que nos parece mais aceitável  é que alguém se oferecesse para ser batizado em lugar de um ente querido que houvesse morrido sem ter sido batizado. Percebe-se algo de sacramental neste tipo de cerimônia. Este seria um tipo VICÁRIO de batismo, sem base bíblica.

   Mas existem outros que levantem a hipótese de alguém pedir o batismo com a intenção de tomar assento e lugar, na igreja, de alguém que tenha falecido. Neste caso se argumenta com aquilo que até hoje se comenta de alguém que se levanta para tomar deste ou daquele outro. Felizmente a prática não se estendeu e o fato é apresentado como local e sem outra expressão.


POR DAVID GOMES WWW.EBAR.COM.BR






Nenhum comentário:

Postar um comentário