Google+ O MEU POVO PERECE POR FALTA DE CONHECIMENTO.: BATISMO! O QUE SE DEVE ENTENDER COMO BATISMO NO ESPÍRITO SANTO?

sábado, 19 de abril de 2014

BATISMO! O QUE SE DEVE ENTENDER COMO BATISMO NO ESPÍRITO SANTO?

BATISMO NO OU COM O ESPÍRITO SANTO


15. QUE SE DEVE ENTENDER COMO BATISMO NO ESPÍRITO SANTO?


A conversão da alma a Deus é obra do Espírito Santo. Jesus definiu como novo nascimento, ou nascimento de cima, a maravilhosa operação que chamamos regeneração (Jo 3.1-8). Em falando do mesmo tema, Jesus nos ensina em Jo 7.37-38: "O último dia da festa era o mais importante. Naquele dia Jesus ficou em pé e disse bem alto: - Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Como dizem as Escrituras Sagradas: rios de água viva vão jorrar do coração de quem crê em mim. Jesus estava falando a respeito do Espírito Santo, que os que criam nele iam receber" (LH).

Paulo apóstolo referenda o ensino do Senhor quando afirma em 1Co 3.16, que o crente(cristão) em Jesus é santuário do Espírito Santo. Paulo usa o termo naós, que qualifica a parte mais santa do Templo, o lugar onde Deus habita.

Ao observar a movimentação de quase 3.000 pessoas que decidiram se converter a Deus, no dia de Pentecostes, afirmou solenemente: "Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo, para que sejam perdoados, e vocês receberam do Pai o Espírito Santo" (At 2.38 - LH). O Espírito é chamado de dom e representa a presença de Deus no coração de quem crê se arrepende (cf. 1Co 12.13).

O apóstolo Paulo afirma que só há um batismo (Ef 4.5) e este é o batismo em água, preceituado por Cristo para o crente (Mt 28.19) e comentado pelo apóstolo em Rm 6.3-5. João ensina que Jesus é a pessoa que batiza com Espírito Santo (1.30) e isto no dia de pentecostes (At 2.33). Lembre-se que no Novo Testamento estabelece diferença entre este batismo do Espírito Santo e o conhecimento com Espírito, que é outro problema. (Sugiro a leitura do meu livro Espírito Santo - Executivo de Deus, que trata deste tema em profundidade.)

Mas o verso tem mais para nós, ou seja, ligação da fé mediante arrependimento dos pecados e do batismo se relaciona  com a concessão do DOM do ESPÍRITO SANTO. Em At 5.32 a concessão do Espírito Santo é atribuídas a todos quantos obedecem a Deus como Senhor e Salvador. Este, é o prêmio de Deus para àquele que crê. Graça e bondade de Deus a nós, pobres pecadores.

POR DAVID GOMES WWW.EBAR.COM.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário