BÍBLIA SAGRADA
30. A BÍBLIA FOI ESCRITA ANTES DE CRISTO NASCER. ELA CONTA A HISTÓRIA DO MUNDO. ACONTECE QUE O USO DO PAPEL DE CELULOSE É RECENTE E A IMPRENSA SURGIU COM GUTENBERG EM 1140 DA ERA CRISTÃ. PERGUNTO: COMO SE PÔDE CONSERVAR A BÍBLIA?
Uma resposta completa daria razoável volume.
Podemos simplificar, apresentando Deus como preservador do livro. O material primitivo da escrita foi o papiro, que é nativo da África, muito abundante no Egito. Trata-se de planta interessante e original, cujas hastes são formadas por folhas superpostas, que os egípcios separavam e trancavam para impressão da mensagem. Ainda hoje se pode apreciar no Cairo aquele tipo de trabalho.
Lembremos que a primeira impressão de escrita é feita em Ex 17.14, quando o povo estava no Egito, exatamente na zona de grande produção de papiro, a matéria usada na escrita da Bília.
Mais tarde se usou peles de carneiro e ovelha, que eram curtidas e usadas na escrita. O palimpsesto surgiu pela raspadura da pele, que voltava a ser usada em outra escrita. Deus usou também de tal material para preservar sua palavra.
Mas Deus havia de levantar outras defesas.
Os massoretas surgiram no meio do povo judeu com o desejo de trabalharem na preservação dos oráculos sagrados. O próprio Deus, certamente, criou naqueles corações o espírito de amor e devoção.
Outra providência divina foi o aparecimento da chamada Versão dos Setenta, que colocou na língua grega textos hebraicos, aumentando a divulgação dos oráculos sagrados.
Certamente o escritor da epístola Aos Hebreus teve algumas dessas lembranças em mente ao discorrer sobre a Palavra em seu maravilhoso tratado.
POR DAVID GOMES WWW.EBAR.COM.BR
Nenhum comentário:
Postar um comentário