DAVI (REI DE ISRAEL) - A BÍBLIA RESPONDE
64. A NUDEZ DO REI DAVI, QUANDO DA ENTRADA DA ARCA EM JERUSALÉM!
O consulente cita 2 Sm 6.20 para justificar sua crença na nudez do rei, como dito por sua esposa Mical.
Vamos começar a citar o verso: "Voltando Davi para abençoar a sua casa, Mical, a filha de Saul, saiu a encontrar-se com ele, e lhe disse: - Que bela figura fez o rei de Israel descobrindo-se hoje aos olhos das servas de seus servos, como sem pejo se descobre um vadio qualquer."
A idéia da nudez encontrada no verso deriva-se do estado atual da mente humana. Encontramos, ao contrário, uma mulher ciumenta e desejosa de colocar-se acima do rei, por causa de Saul, o infiel.
Mical foi, por assim dizer, a única pessoa que perdeu a bênção naquele dia memorável. E perdeu a bênção porque, ao invés de se unir aos que adoravam, se colocou numa fresa da janela para criticar quem estava adorando.
Segundo, não ouve nudez em Davi, como não havia nudez alguma nos cultos dos judeus. Para dar uma idéia do que aconteceu, vamos tomar algum tempo mais.
Vale ler em 1 Cr 13 a partir do v. 5 a forma como a Arca foi trazida até Jerusalém. Na primeira parte da caminhada houve uma cena de irreverência que causou a morte de Uzá, trazendo medo da parte do rei em trazer a Arca, símbolo da presença de Deus.
Acontece que Obede-Edom abrigou a Arca e sua casa foi ricamente abençoada. Tal fato despertou em Davi o desejo de continuar a trajetória da Arca até Jerusalém. Ele decidiu que somente levitas podiam operar na mudança (1 Cr 15.2). Davi tomou uma atitude nova e declara o texto de 2 Sm 6.14 que Davi estava cingindo de uma estola sacerdotal. Observa-se em 1 Cr 15-27 que o rei se uniu aos sacerdotes com escola sacerdotal, por consentimento dos sacerdotes. Ele não transgrediu a lei, mas fez tudo de acordo com a norma mais correta.
Davi queria expressar ao máximo seu louvor. Aquele tipo de danças se celebrava por livramento (Ex 15.20), por vitórias (Jz 11.34) e era um culto feito "perante o Senhor". A estola branca era usada somente por sacerdotes, mas Davi conseguiu permissão de fazê-lo. Em 1 Crônicas não se menciona dança, tendo em vista destacar a parte do ritual; aqui a dança para demonstrar que havia inteireza de coração e unidade de vistas de todos, para que o louvor fosse completo.
Mical preferiu usar de ironia, contrastando as vestes reais que Davi tinha direito, com as vestes sacerdotais que lhe pareceram impróprias. Sua ironia enfatizava não o louvor ao Senhor, diante de quem o rei dançava, mas as mulheres, causa do ciúme doentio de Mical. O v. 23 explica a decisão final do rei. Mical não teve filhos, mas ele continuou a subir.
POR DAVID GOMES WWW.EBAR.COM.BR
Nenhum comentário:
Postar um comentário