Google+ O MEU POVO PERECE POR FALTA DE CONHECIMENTO.: A IGREJA ANTIGA

sexta-feira, 4 de julho de 2014

A IGREJA ANTIGA

A IGREJA ANTIGA

Durante os primeiros séculos da vida da igreja não havia programas formais de educação para o pastorado. Apesar de as tarefas pastorais - especialmente a direção do culto e o ensino - exigem certos conhecimentos, era normal a eleição de bispos que já possuíam tais conhecimentos, e não porque eles haviam estudado em alguma instituição da igreja, mas por terem adquirido educação secular - geralmente nos campos da literatura e sua interpretação, e da retórica. Portanto, como veremos em seguida, não existiu por um longo tempo a distinção que se conhece hoje entre educação teológica da igreja como um todo e pregação para o pastorado.

Conforme foi se desenvolvendo a distinção entre bispos e presbíteros, os primeiros passaram a supervisionar estes em sua prática pastoral e na sua formação educacional. À medida que se começou a eleger os bispos dentre os presbíteros, isso resultou num processo de tutoria, na qual os bispos assumiam a formação de seus colegas, entre os quais se incluíam seus possíveis sucessores.

Com relação Às escolas cristãs surgidas no segundo século, mas que ganharam força no século seguinte, sua finalidade específica não era a preparação de ministros, mas sim a investigação, a defesa de fé e a instrução catequética. No entanto, apesar disso, logo surgiam alunos das mais importantes escolas - as de Alexandria e Antioquia - que se tornam bispos.

POR JUSTO GONZALEZ - Uma história do pensamento cristão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário