ESPÍRITO SANTO - A BÍBLIA RESPONDE
102. PECADO CONTRA O ESPÍRITO SANTO?
A controvérsia dos fariseus e demais líderes contra Jesus aumentava de forma violenta. As obras do Cristo balançavam os líderes que viam em perda da popularidade.
O texto de Mt 12.22-32 narra o incidente que provocou a afirmação de Jesus sobre o pecado que não seria perdoado, a blasfêmia contra o Espírito Santo:
"Por isso vos declaro: Todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito Santo não será perdoada.
Se alguém proferir alguma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á isso perdoado; mas se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será isso perdoado, nem neste mundo nem no porvir."
Marcos e Lucas quiseram registrar o acontecimento e dão outra colaboração (Mc 3.20-30; Lc 11.14-23). Jesus coloca incursos no pecado contra o Espírito Santo aqueles que, ao observarem a atuação de Deus, julguem ser esta obra uma operação do diabo. Alguém que negue, deliberadamente, a presença e realidade da obra de Deus, estará incurso no pecado contra o Espírito Santo! E tal pecado não pode ser perdoado.
Alguns chegam a tomar a declaração de Mateus "neste mundo nem no porvir" para criarem outra doutrina esquisita, chamada Purgatório. Marcos põe pá de cal na pretensão, ao afirmar que o incurso neste tipo de pecado está incurso num pecado eterno.
Mateus e Lucas aproveitam o mesmo incidente e inserem em sua narrativa a ilustração dada por Cristo a respeito do homem que fora liberto dos demônios, mas que deixou a casa vazia, ainda que arrumada; Satanás percebeu o descuido do homem e voltou para tomar de novo a fortaleza daquele coração, agora com sete outros espíritos imundos. O segundo estado, concluiu Jesus, é muto pior que o primeiro.
Em Mt 12.44, lemos que Satanás encontra a casa da alma que fora libertada, vazia, varrida e ornamentada. E o inimigo toma posse do vazio daquele coração e o destrói.
Jesus não está comentado o fato de perda da salvação. Ele está dizendo que uma casa adornada e bela, mas vazia está sob perigo imenso.
POR DAVID GOMES www.ebar.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário