HERESIAS - A BÍBLIA RESPONDE
113. COMO TRATAR AS HERESIAS MODERNAS?
Cumpre-nos entender o sentido de heresia. Houve no distante passado as chamadas escolas heréticas. As seitas são consideradas como heresias. As facções ou diversões são resultantes de heresia. O termo mais abrangente considera heresia como sendo aquilo que se opõe ao que se considera como Ortodoxo. Em se tratando de fé cristã, é heresia negar ensinos claros das Escrituras.
Em At 24.5 aprendemos da forma como Paulo foi tratado. Ele é acusado de causar divisão e perigo. Era um herege, percebe-se. Em 1Co 11.18-19, Paulo fala em dissensões e heresias, já na era apostólica. Em Gl 5.20, o apóstolo considera heresias como sendo resultante das obras da carne em detrimento ao domínio do Espírito Santo nas relações cristãs.
Pedro apóstolo fala de falsos profetas que causavam heresias e isto ocorre também nos relatos de João em suas epístolas. Ali o termo Anticristo aparece.
Moderadamente se apresenta o Evangelho Social. Moderadamente se nega a inerrância da Bíblia. Insinua-se que a Bíblia "contém" mas não é a Palavra de Deus.
No campo das seitas, coloca-se o valor espiritual em coisas materiais. Anuncia-se azeite abençoado, água do rio Jordão, sal que veio de Israel e outras tantas coisas que colocam valor supernatural em coisas desta vida.
Para combater tais ensinos só mesmo o cuidado em se ministrar a Palavra de Deus, levando os fiéis à prática das virtudes cristãs.
As heresias sempre hão de existir, mas não abalarão congregações instruídas em todo o sentido da Palavra de Deus. Examine Mt 7.22-23.
POR DAVID GOMES www.ebar.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário