Google+ O MEU POVO PERECE POR FALTA DE CONHECIMENTO.: *Estudando Sua Bíblia Pelo Método Indutivo / Introdução

sábado, 24 de maio de 2014

*Estudando Sua Bíblia Pelo Método Indutivo / Introdução

*Estudando Sua Bíblia Pelo Método Indutivo / Introdução

Como Estudar Sua Bíblia

A Bíblia foi escrita para que, ao lê-la, quem quiser possa descobrir quem é Deus e como se deve viver para agradá-lo. 

Deus deseja que tenhamos intimidade com ele. Deseja ser um Pai para nós. Para termos esse relacionamento com Deus, porém, é necessário que  fale conosco. Deseja explicar-nos quem ele é e como podemos ter um relacionamento íntimo e maravilhoso com ele. Deseja também que compreendamos a bênção de viver em obediência à sua Palavra, bem como as consequências da desobediência. E quer que saibamos a verdade sobre a vida  e sobre o que vai acontecer no futuro. 

 A Bíblia diz tudo que precisamos saber sobre a vida. É por essa razão, meu amigo, que você precisa estudá-la por si mesmo.

Há muitas maneiras de estudar a Bíblia, e há muitas ferramentas excelentes de estudo que poderão ajudá-lo no que diz respeito a este ou àquele livro da Bíblia. O mais importante a lembrar, porém, é que, para descobrir o que a Bíblia diz, é necessário lê-la isoladamente, de modo que se possa descobrir o que diz, o que significa e como deve ser aplicada à vida. E a melhor maneira de fazer isso é o processo chamado estudo indutivo. O estudo indutivo não lhe mostra o que a Bíblia quer dizer ou em que você deve acreditar. Ao Contrário, ensina-lhe um método de estudo da Palavra de Deus que pode ser aplicado a qualquer trecho das Escrituras, a qualquer hora, pelo resto da vida. 

 A principal exigência para aprender a estudar a Bíblia pelo método indutivo é a disposição de não se apressar e de realmente examinar o que as Escrituras estão dizendo. Isso pode não aparecer tão difícil assim, mas, nos dias em que vivemos, é talvez a parte mais difícil de todo o processo. E, sejamos francos, meu amigo, algumas vezes você não questiona se não é exatamente o excesso de atividades- mesmo as que desempenhamos para Deus - o que muitas vezes nos impede de ser o que Deus deseja de nós?  

 O estudo bíblico indutivo usa a Bíblia como principal fonte de informação sobre ela mesma. No estudo indutivo nós mesmos examinamos as Escrituras, independentemente das conclusões a que estudiosos da Bíblia e outras pessoas tenham chegado no estudo da Palavra. Embora o trabalho dessas pessoas seja valioso, as pesquisas vêm mostrando reiteradas vezes que as pessoas aprendem mais e se lembram melhor quando participam elas mesmas do processo de descoberta. 

 No estudo indutivo, os comentários, os livros, os cds e outras informações sobre a Bíblia são consultados somente depois de termos feito nós mesmos um exame minucioso das Escrituras. Depois, sim, poderão servir para testar as observações e as conclusões a que chegamos.   

 Na verdade, talvez você já conheça alguns dos princípios do estudo indutivo. Por exemplo: se já fez algum curso de biologia, estudou as rãs, provavelmente fazendo uso da observação.  

 Para estudar a fundo a rã, primeiramente vamos a um rio ou riacho, onde vivem. Observamos seus ovos romperem-se e surgirem os girinos. Vemos os membros traseiros e dianteiros desenvolver-se, até que elas se pareçam com rãs e deixem a água. Depois de observar como reagem à sua nova vida na terra, apanhamos uma delas e a observamos mais atentamente. Por fim, levamos o animal a um laboratório de biologia, onde o dissecamos para ver como é por dentro. Depois lemos o que outros biólogos descobriram sobre as rãs para ver se nossas conclusões estão de acordo. 

 O estudo indutivo da Bíblia compreende o mesmo processo: começamos com a Bíblia, observamos suas declarações no ambiente em que foram produzidas e depois a desmembramos para compreendê-la a partir dela mesma. Depois, quando tivermos visto ou descoberto tudo que pudermos por nós mesmos, comparamos nossas observações com as de homens e de mulheres consagrados que já escreveram sobre a Palavra através dos tempos. 

  Ora, não seria bem mais fácil apenas sentar e ler primeiro um livro sobre as rãs, deixando de lado a idéia de percorrer o brejo? Mas no fim o conhecimento não viria direto da fonte. Saberíamos o que outros disseram sobre as rãs, o que poderia ser interessante e - espera-se - verdadeiro. Mas nunca teríamos tido contato nós mesmos com uma rã.   

 O estudo indutivo da Bíblia o leva a interagir com as Escrituras e, por conseguinte, com o Deus das Escrituras, de tal modo que suas crenças se baseiem num entendimento sério e numa interpretação legítima da Palavra - a verdade que o transforma quando vive de acordo com ela.  

  Se você seguir o método indutivo de estudo, os benefícios irão muitos além do que jamais esperou que pudesse acontecer com sua compreensão da Palavra de Deus. Depois de interiorizar os  fundamentos do estudo indutivo da Bíblia que apresentamos neste livro, você

 * estará preparado para estudar a Palavra de Deus por si mesmo;
 * não mais dependerá exclusivamente da interpretação alheia;
 * aumentará seu conhecimento a respeito de Deus e de seus caminhos;
 * será grandemente fortalecido na fé;
 * reconhecerá a autoridade da Palavra inerrante de Deus no dia-a-dia;
 * entenderá cada vez melhor o que significa estar em Cristo.

  Bem, meu amigo, é disso que trata este livro de estudo. É um manual projetado para ajudá-lo a conhecer e a entender a Bíblia - estudando-a de maneira que possa ver por si mesmo o que ela diz sobre Deus, o que diz sobre você e o que diz sobre o ingresso na família eterna de Deus.  

 Primeiramente o Básico 

 O estudo indutivo da Bíblia consiste em três partes, as quais examinaremos uma a uma. Na prática, porém, muitas vezes se sobrepõem. São elas a observação, a interpretação e a aplicação. 

OBSERVAÇÃO  

 A observação responde á pergunta O que a passagem diz? É o alicerce que precisa ser lançado para aplicarmos a Palavra de Deus de modo preciso e correto.  

 Já lhe aconteceu de ler um livro, um capítulo ou um versículo da Bíblia e, cinco minutos depois, não conseguir lembrar nada do que leu? Muitas vezes lemos a Bíblia com os olhos, mas não com a mente. Há muitas explicações para isso. Ou

 * pensamos que a Palavra de Deus deixará de forma mágica uma marca indelével em nós, sem nenhum esforço nosso, ou
 * não acreditamos poder entender de fato o que lemos, ou
 * esperamos que o pastor pregue sobre a passagem para sabermos em que acreditar.  

 Muitas vezes, porém, esquecemos a leitura feita simplesmente por não saber o que procurar no texto. Por isso, na primeira parte deste livro aprenderemos o que se deve procurar ao ler a Bíblia. 

 Como observar é descobrir o que a passagem está dizendo, isso requer tempo e prática. Você descobrirá que, quanto mais ler e procurar conhecer um livro da Bíblia, mais suas verdades se tornarão claras. Ficará admirado com a quantidade de riquezas espirituais até mesmo dos menores livros da Bíblia - e o descobrirá por si só! Você descobrirá que sabe! 

 INTERPRETAÇÃO 

 A interpretação responde à pergunta O que a passagem significa? E a base da interpretação correta é sempre uma observação cuidadosa. A interpretação é o processo de descobrir o que a passagem quer dizer. À medida que observar as Escrituras com detença, o significado se tornará manifesto. Entretanto, se interpretar às pressas, sem lançar o importante alicerce da observação correta, sua compreensão será influenciada por seus pressupostos - o que você pensa ou sente, ou o que outra pessoa disse, não o que a Palavra de  Deus diz.

   A interpretação não é necessariamente um passo à parte da observação, pois, muitas vezes, é quando observamos o texto com cuidado que começamos a entender o que diz. Desse modo, a interpretação brota da observação. 

  Entretanto, a interpretação pode também encerrar atos ou passos isolados que ultrapassam a mera observação do texto em causa. Um desses exercícios é a busca das passagens correspondentes ou referências. antes de tudo, deixe a Escritura interpretar a Escritura. Podemos também usar outros subsídios, como o estudo de palavras ou o exame de fontes como comentários e dicionários bíblicos, para verificar as nossas conclusões ou para complementar a nossa compreensão do cenário histórico ou cultural do texto.  

 O que faremos é dar-lhe princípios de interpretação, fornecendo seções especiais para ajudá-lo a lidar com os diversos gêneros de composição, dentre os quais as figuras de linguagem, as parábolas e as alegorias. Mostraremos também como fazer estudos de palavras e como usar ferramentas de estudo bíblico que muito ajudarão no seu aprendizado. Será emocionante - e muito esclarecedor!  

APLICAÇÃO 

 A aplicação responde à pergunta Como o significado dessa passagem se aplica a mim? Em geral é a primeira coisa que queremos saber ao ler a Bíblia; mas a aplicação correta começa de fato pela crença, a qual depois resulta em ser e agir. Uma vez sabendo o que a passagem quer dizer, não somente somos responsáveis por colocá-la em prática na nossa vida, mas teremos de prestar contas se não o fizermos! Em última análise, então, a meta do estudo bíblico individual é uma vida transformada e um relacionamento profundo e permanente com Jesus Cristo. 

 A aplicação não é um terceiro passo no processo indutivo. Mais propriamente, ela acontece quando deparamos com a verdade e decidimos agir em obediência a ela. A base da aplicação é 2 Timóteo 3:16,17: 

Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra. 
Quando você souber o que Deus diz, o que quer dizer e como pôr as suas verdades em prática, estará preparado para qualquer circunstância da vida.  

  Estar instruído para toda a boa obra da vida - totalmente preparado para lidar com qualquer situação, de modo que honre a Deus - não é somente possível, é a vontade de Deus. E é isso o que aprenderá a fazer se aplicar estes princípios de estudo. Ah, poderíamos contar-lhe centenas de histórias sobre o que Deus tem feito porque as pessoas se disciplinaram para conhecer sua Palavra dessa maneira. Você ficaria empolgado! Neste momento, entretanto, o nosso objetivo não é lhe contar histórias, mas sim levá-lo às Escrituras pelo método indutivo! Depois, amigo, você poderá contar sua própria história! Gostaríamos muito de ouvi-la!

 Como a observação, a interpretação e a aplicação se relacionam entre si 

 A interpretação precisa e a aplicação correta repousam na exatidão das observações. É essencial, portanto, desenvolvermos as aptidões de observação, mesmo que à primeira vista pareçam perda de tempo ou que fiquemos pouco à vontade ou sentindo-nos estranhos ao fazê-lo. O estudo indutivo é um processo de aprendizado que não acontece da noite para o dia. Acontece na prática - vez após vez, até que se torne um hábito, e maravilhoso.

  À medida que se aprofundar no processo indutivo, perceberá que algumas vezes aobservação, a interpretação e a aplicação acontecem ao mesmo tempo. Deus pode permitir-lhe fazer uma descoberta  a qualquer momento ao longo do estudo; portanto, esteja sensível à sua orientação. Quando alguma palavra ou passagem o marcar, pare por um momento e medite sobre o que Deus lhe mostrou. Submeta as suas crenças e modo de viver ao prumo da verdade. 

 Quando você souber o que Deus diz, o que quer dizer e como pôr as suas verdades em prática, estará preparado para qualquer circunstância da vida. 

 Mediante o estudo aplicado da Palavra de Deus, sob a orientação de seu Espírito, você lançará uma âncora forte que o manterá em segurança nas tempestades da vida. Você conhecerá o seu Deus.E, quando o conhecer, não somente será forte, mas fará grandes proezas por ele (Dn 11:32). 

  Estarei expondo aqui somente um resumo desse grandioso e prático estudo e fica aqui uma boa indicação desse livro acima para o seu preparo e aprendizado completo, com o livro em mãos...
























O MÉTODO DE ESTUDO BÍBLICO INDUTIVO
Introdução
O método de estudo Bíblico indutivo é aquele que leva o aluno a estudar o texto cuidadosamente,observando todos os particulares e pormenores,para então tirar uma conclusão.Este método é particularmente valioso porque capacita a pessoa a tirar conclusões não tendenciosasdaquilo que Deus está comunicando através da porção da Escritura em questão. Busca se aproximar daBíblia sem ideias pré-concebidas. Ele vai do específico para o geral. Você analisa as partes(o específico) como palavras,frases,sentenças,parágrafos e capítulos, e começa a descobrir edesenvolver as ideias que eles contém. Então você faz observações, seguido por conclusões (O geral).
I.
O PROCESSO DE ESTUDO BÍBLICO INDUTIVO
A.
Distinção entre indução e dedução:
1. Dedução:
A dedução conclui do geral para o particular 
2. Indução:
Método de raciocinar que consiste em tirar dos fatos particulares umaconclusão.
B.
Em resumo, na indução a gente observa primeiro e depois conclui. Na deduçãoconcluímos primeiro, depois observamos.
C.
 A indução vai das partes para o todo,enquanto a dedução vai do todo para as partes
II.
A METODOLOGIA DO ESTUDO BÍBLICO INDUTIVO
A.
O estudo Bíblico indutivo consiste de 3 passos básicos:
1.
Observação (o que a passagem diz?)
Depois de escolhido a passagem Bíblica, vamos lê-la várias vezes, em váriasversões,fazendo suas anotações. Para esta etapa,o estudante vai bombardear o texto comperguntas até ficar familiarizado com o texto.Vamos notar aqui:
Palavras chaves estrutura literáriaTempos dos verbos atmosferaEsboço da passagem contextoPalavras de ligação estrutura do texto (esboço do texto)
INDUTIVODEDUTIVOOBSERVAÃINTERPRETAÃO APLICAÃO


2.
Interpretação (o que a passagem significa?)
Em seguida entra a fase de interpretação. Nela vamos usar as regras de interpretação.Assim vamos descobrir o que o autor estava querendo dizer com aquela passagem. Estafase é fundamental no estudo Bíblico,pois se ela estiver errada, a aplicação tambémestará errada.
Aqui vamos atentar para:
Perguntas e respostas
Estudo de palavras
Cruzamento de referências
3.
Aplicação (como a passagem se aplica a minha vida?)
Após as observações e correta interpretação do texto, precisamos saber como asverdades e princípios Bíblicos podem ser aplicados em nossas vidas. O propósito da Bíblianão é aumentar o nosso conhecimento apenas, mas mudar as nossas vidas e nossocaráter.Buscamos respostas a perguntas como estas:
Quais verdades são aplicáveis hoje?
Como isto se aplica a mim?
Quais são culturais?
B.
Resumo do processo de estudo Bíblico indutivo
1.
A observação
responde a questão: “O que diz o texto?”
 2.
A interpretação
responde a questão: “
O
que isso significa?”
 3.
A aplicação
responde a
questão: “E dai?”
III.
A EXECUÇÃO DO ESTUDO BÍBLICO INDUTIVO
Vamos agora ver passo a passo como se executa o estudo Bíblico indutivo.
1.
A OBSERVAÇÃO DO TEXTOPasso 1:
Comece orando a Deus e pedindo que Ele ilumine e guie seu estudo. Leia o texto váriasvezes,em várias versões. Procure assimilá-lo. Veja que tipo de literatura é o texto. Pode ser poético,narrativa,parábola,epístola,discursivo(sermão) ou apocalíptico.
 Passo 2:
Há fatos no texto.Preste atenção nisso FATOS. Formule perguntas sobre os fatos do texto
1.
O Que ?
Qual é o fato ou ação central do texto?o que cada personagem está dizendo,fazendo? O que acontece antes e depois do evento?
2.
Quem?
 –
Quem está falando e quem são os ouvintes? Quem são os personagens envolvidos?
3.
Quando?
 –
Em que momento (hora,dia,ano ou época) sucedeu o fato? O momento é significante?
4.
Onde?
 –
Onde sucedeu o fato? onde está o autor ao escrever e onde estão seus destinatários?Há locais geográficos que devem ser identificados?
5.
Por que?
Por que razão as pessoas estavam ali? Por que aconteceu aquele fato?
6.
Como ?
- Qual meio usado para suceder o fato? Por mãos humanas ou divinas? foi vagarosamenteou rapidamente?
Passo 3:
 Anote as respostas. Ponha no papel o que extraiu do texto. Para fazer isto bem, enumereas observações e coloque diante delas os versículos de onde foram tiradas. Também pode usar umgráfico ou tabela se ajudar







Nenhum comentário:

Postar um comentário