Google+ O MEU POVO PERECE POR FALTA DE CONHECIMENTO.: JESUS - A BÍBLIA RESPONDE 133. ONDE ESTEVE JESUS ATÉ AOS 12 ANOS, POIS NADA SE OUVE A SEU RESPEITO?

sábado, 16 de agosto de 2014

JESUS - A BÍBLIA RESPONDE 133. ONDE ESTEVE JESUS ATÉ AOS 12 ANOS, POIS NADA SE OUVE A SEU RESPEITO?

JESUS - A BÍBLIA RESPONDE

133. ONDE ESTEVE JESUS ATÉ AOS 12 ANOS, POIS NADA SE OUVE A SEU RESPEITO?

Certamente aprendeu o oficio na carpintaria de José. Mc 6.3 apresenta-nos Jesus como carpinteiro. Sabemos que Jesus aprendeu a respeito de Deus e do seu próprio povo. Os judeus dividiam o tempo da infância em fases interessantes, pelas quais Jesus há de ter passado como qualquer outra criança.

O neném (yeled), a criança que mamava (yonek), a criança adiantada em mamar (olel), a criança desmamada (gamul), a criança agarrada à sua mãe (tapah), a criança mais forte (ulen), o menino que crescia (naar), a criança quase adolescente (bachur). Daí, a criança entrava nos 12 anos e era considerada "filho da lei", ocasião em que visitava o templo. Os 12 anos era tempo marcante na vida da criança. As legendas diziam que aos 12 anos Moisés deixara a casa de Faraó; ao 12 anos Samuel teria ouvido a voz e chamada de Deus; aos 12 anos Salomão teria manifestado sabedoria de modo conspícuo; aos 12 anos Josias teria tomado a grande decisão. Nesse tempo o menino era, como dito, "filho da lei".

Jesus seguiu o plano de educação dos judeus. Levado ao templo para circuncisão, levado ao Egito em fuga, levado ao templo aos 12 anos e aprendiz e oficial carpinteiro. Que infância maravilhosa! 

Também naqueles anos, Jesus observava Maria a usar fermento, preparando bolos na sua cozinha. Jesus observava, preparando-se para contar suas histórias (parábolas) mais tarde!

POR DAVID GOMES www.ebar.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário