Google+ O MEU POVO PERECE POR FALTA DE CONHECIMENTO.: JESUS - A BÍBLIA RESPONDE 144. IRMÃOS DE JESUS. ERAM PRIMOS OU IRMÃOS REAIS?

terça-feira, 26 de agosto de 2014

JESUS - A BÍBLIA RESPONDE 144. IRMÃOS DE JESUS. ERAM PRIMOS OU IRMÃOS REAIS?

JESUS - A BÍBLIA RESPONDE

144. IRMÃOS DE JESUS. ERAM PRIMOS OU IRMÃOS REAIS?

A interpretação natural dos textos reconhece como legítima a informação da família, tomando em conta, evidentemente, a cultura e pensamento dos judeus a respeito de filhos e filhas (Sl 127.3-5, 128.3-4). Edersheim, grande autor e também judeu, aceita esta como sendo a posição mais normal.

O arquidiácono Morris "irmãos" fossem filho de José do primeiro matrimônio. Surgem duas perguntas que nos parecem dignas de ser mencionar logo de início: Como poderia José ter sido considerado descendente de Davi se tivesse tido outro casamento? Onde teriam ficado os seis órfãos, quando da viagem de José e Maria a Belém, em tempos quando aquela viagem seria de longa duração? E durante o tempo no Egito?

Observe-se que o caminho natural seria aceitar que José e Maria tiveram relações normais no seu casamento, depois do nascimento de Jesus.

Na História de José, o Carpinteiro, livro apócrifo, encontra-se uma afirmação que criou outra escola de pensamento. "José era pai de quatro filhos homens e várias filhas, num primeiro casamento. Seus filhos Justo e Simão e suas filhas Ester e Tamar casaram-se formando seu próprio lar. Mas Judas e Tiago, o menor, permaneceram com a Virgem em casa. Eu também permaneci com eles  (uma referência talvez a Jesus) ainda que não me considerassem pleno irmão. Passei todos os dias de minha vida e eles sempre me consideravam obediente, e sempre submisso ao que diziam" (citado pelo Deão Farrar).

Lembremos que a citação é de um autor apócrifo. Mas temos de reconhecer que representa uma classe numerosa de adeptos que aceitam a informação, como para defender o dogma católico que que Maria permaneceu para sempre virgem.

Temos, entretanto, outra posição e esta goza da paternidade de Jerônimo, considerado entre os chamados Pais da Igreja. Na sua interpretação, Jesus era primo dos demais. Maria teria tido uma irmã ou uma meia-irmã de mesmo nome. Esta teria se casado com Alfeu ou Clopas, nascendo os chamados irmão de Jesus dessa união. Seriam, neste caso, primos.

Chamo a atenção de todos para dois textos da Bíblia. Em Mt 1.25, aprendemos que José não a conheceu sexualmente "até que deu à luz o seu filho primogênito". Por que primogênito? Lucas entra na mesma linha de seu colega evangelista e registra no cap. 2.2: "e deu à luz a seu filho primogênito". A Bíblia, evidentemente, segue o natural no caso, que é nossa opinião.

As três escolas acima discutidas tomam nome de seus autores ou defensores:

Epifaniana, é a escola que admite o primeiro casamento de José, quando nasceram os filhos chamados "irmãos" nos Evangelhos.

Hieronymania é a escola da Igreja Romana. Teria sido originada por Orígenes, dando como primos os chamados irmãos.

Helvidiana era a escola que defendia o texto como natural. Maria e José teriam tido vida normal depois do nascimento de Jesus.

Helvídio, ao defender a idéia, se baseava também em Tertuliano. O leitor poderá encontrar a base bíblica nos textos: Mt 12.46-50, 13.55-56, Mc 6.3; Jo 2.12, 7.1-4; At 1.14, e 1Co 9.5.

POR DAVID GOMES www.ebar.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário