Google+ O MEU POVO PERECE POR FALTA DE CONHECIMENTO.: JESUS. A BÍBLIA RESPONDE 142. POR QUE JESUS TERIA ESCOLHIDO JUDAS, SE PASSOU A NOITE EM ORAÇÃO ANTES DE ESCOLHÊ-LO, CONFORME Lc 6.12-16?

domingo, 24 de agosto de 2014

JESUS. A BÍBLIA RESPONDE 142. POR QUE JESUS TERIA ESCOLHIDO JUDAS, SE PASSOU A NOITE EM ORAÇÃO ANTES DE ESCOLHÊ-LO, CONFORME Lc 6.12-16?

JESUS. A BÍBLIA RESPONDE

142. POR QUE JESUS TERIA ESCOLHIDO JUDAS, SE PASSOU A NOITE EM ORAÇÃO ANTES DE ESCOLHÊ-LO,  CONFORME Lc 6.12-16?

Recomendamos a dificuldade de se explicar seu ponto de dúvida.

Lembremos que sobressai na problemática de se explicar muitas coisas a realidade maravilhosa do que chamamos "Cristologia", quando se estuda o tema belíssimo da Teologia!

A. B. Bruce, no seu monumental trabalho The Training of the  Twelve, entra na consideração pedida na sua pergunta de modo sábio. Primeiro, declara, Judas não foi escolhido para se tornar o traidor e aquele que havia de cumprir o que estava previsto; segundo, Judas,  por todas as aparências, era normal e obediente. Na sua opinião, no campo do colegiado, nenhum dos apóstolos sentia algo errado em Judas. Mas Jesus o sentia e sabia, como testifica sua afirmação feita de que um deles o havia de trair. Todavia, somente depois da lavagem dos pés dos discípulos (Jo 13), Jesus o expulsa do meio dos seus companheiros.

Lembra-nos Bruce a capacidade que homens da História tiveram  de segurar a mascara por muito tempo. No tempo da Bíblia, Balaão se sobressaía. Falava melhor do que muitos, mas podia cumprir os desejos dos mórbidos do seu coração, como nos diz o texto  de Nm 31.15-16:

"Disse-lhes Moisés: - Deixaste viver todas as mulheres? Eis que estas, por conselho de Balaão, fizeram prevaricar os filhos de Israel contra o Senhor."

O outro exemplo citado pelo autor e o de Robespierre, que na juventude renunciou ao cargo de Juiz, tendo em vista a repugnância que sentia em condenar um criminoso à pena de morte. Mais tarde, entretanto, guilhotinou milhares no tempo da Revolução Francesa! E não lhe pareceu ter pesado a consciência. Alcebíades é também citado; sempre ligado às causas morais mais dignas, era, no fundo, licencioso e mau.

Judas, segundo Bruce, teria tido todos os pontos positivos de aparência, qualificando-se para o Colegiado dos Apóstolos, ainda que o tempo revelasse a falta de estrutura para tanto.

Deixando o autor de lado, ouso dizer que o exemplo de Judas destaca pontos muito interessantes. Primeiro, a capacidade da vontade humana de resistir até aos ensinos  maravilhosos de Jesus! Judas demonstra a impossibilidade de alguém ser de verdade ALGUÉM, senão pela ação maravilhosa do Espírito Santo na conversão da alma e do coração de uma pessoa.

POR DAVID GOMESwww.ebar.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário