Google+ O MEU POVO PERECE POR FALTA DE CONHECIMENTO.: DEUS - A BÍBLIA RESPONDE 71. A VONTADE DE DEUS IMPEDE ALGUÉM, QUE SE DESVIOU E QUE JÁ NEM SENTE A ALEGRIA DA SALVAÇÃO, DE RETORNAR AO VERDADEIRO CAMINHO?

domingo, 15 de junho de 2014

DEUS - A BÍBLIA RESPONDE 71. A VONTADE DE DEUS IMPEDE ALGUÉM, QUE SE DESVIOU E QUE JÁ NEM SENTE A ALEGRIA DA SALVAÇÃO, DE RETORNAR AO VERDADEIRO CAMINHO?

DEUS - A BÍBLIA RESPONDE

71. A VONTADE DE DEUS IMPEDE ALGUÉM, QUE SE DESVIOU E QUE JÁ NEM SENTE A ALEGRIA DA SALVAÇÃO, DE RETORNAR AO VERDADEIRO CAMINHO?

Do ponto de vista do ensino bíblico, a resposta é de que o Senhor pode reconstruir qualquer vida e, especialmente, dentro  dos parâmetros de sua carta-consulta tão bem redigida.

Deixo logo de início os versos bíblicos para sua meditação. Lemos em Jr 32.27 "Eis que Eu Sou o Senhor, o Deus de todos os viventes; a caso haveria coisa demasiadamente maravilhosa para mim?"

O mesmo e maravilhoso Deus é apresentado a nos desafiar com as palavras conhecidas de Jr 33.3: "Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei coisas grande e ocultas que não sabes."

Para alguns, este verso é o telefone do amor. De fato, nos apresenta reservas maravilhosas de Deus, guardadas para o nosso coração. Mas acontece que o verso 7 apresenta: "Restaurarei a sorte de Judá e de Israel, e os edificarei como no princípio". Veja ainda o início do verso 8: "Purificá-los-ei de toda iniquidade com que pecaram contra mim." O que o profeta afirma é o fato candente do perdão ilimitado de Deus.

Quando lemos a história de Jacó, encontramos algum tipo de informação que nos pode ajudar a situar o problema descrito em sua carta-consulta: "Mudou o Senhor a sorte de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e deu-lhe o dobro de tudo o que antes possuíra" (Jó 42.10). O bom patriarca estava numa luta ferrenha. Havia enorme controvérsia quanto ao comportamento de Jó, as causas de sua desdita. O patriarca procurava explicar suas razões, mas não era compreendido nem aceito na sua argumentação. De repente Deus faz intervenção. Já sente arrependimento pela visão parcial que tivera até aquele momento a respeito de Deus. Veja sua impressionante declaração: "Quem é aquele, como disseste, que sem conhecimento encobre o conselho? Na verdade falei do que não entendia; coisas maravilhosas de mais para mim, coisas que eu não conhecia. Escuta-me, pois, havia dito, e eu falarei; eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te veem. Por isso me abomino, e me arrependo no pó e na cinza" (Jó 42.3,6).

A confissão do patriarca nos faz entender um arrependimento total e maravilhosamente aceito pelo Senhor. Como resultado, Jó passou anelo de orar ao Senhor, agora pelos seus amigos.

Antes, no entanto, lemos nos versos 7-9 a respeito da nova atitude dos chamados amigos de Jó, que foram castigados pelo Senhor a aceitarem com Espírito Reto a condenação do Soberano Deus. 

Jó resolve ajoelhar e pedir pelos homens que até aquele momento tinham agido como adversários.

No meio da experiência de intercessão, Deus remove o cativeiro de Jó e ele recebe tudo com fartura nunca antes sonhada.

Chamo sua atenção, de novo, ao ensino de Jesus a respeito do pecado. Em Mc 11.24, temos uma das maiores promessas da bíblia: "Por isso, vos digo que tudo enquanto em oração pedirdes, crede que recebeste, e será assim convosco." Mas nos versos seguintes a promessa recebe completo condicionamento: "Se sua atitude com terceiros não for correta a promessa de Deus não será cumprida...".

Neste exemplo de Cristo, temos algo do condicionamento da oração. Em Jo 15.7 temos outro condicionamento.

Pedro apóstolo dá-nos uma terceira informação pelo fato de se fechar diante de determinadas orações (1 Pe 3.7): "maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento e tendo consideração para com vossa mulher como parte mais frágil. Tratai-a com dignidade, por isso que sois juntamente herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompa as vossas orações."

Já sabemos da informação do Salmista: "se eu agasalhar a iniquidade no meu coração, o Senhor não me ouvirá" (Sl 66.18). Precisamos sempre em exame profundo de coração. Tal exame trará solução para problemas que pareçam impossíveis.

Antes de encerar nossas considerações, alguns pensamentos a respeito da salvação que recebemos de Cristo Jesus: Jesus promete Vida Eterna a todo aquele que crer (Jo 3.16,36; 10.10, 28 e 30).

Paulo acrescenta o fator referente à graça e o faz de modo maravilhoso em Tt 3.3-5: "pois nós também, outrora, éramos néscios, desobedientes, desgarrados, escravos de toda a sorte de paixões e prazeres, vivendo em malícia e inveja, odiosos e odiando-nos uns aos outros. Quando, porém, se manifestou a benignidade de Deus, nosso Salvador, e o seu amos para com os homens, não por obras da justiça praticada por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo".

Firme sua convicção na salvação mediante a graça do Senhor, afaste as pedras que tornam sua caminho diversificado da vontade de Deus e tudo há de voltar ao normal em sua vida. Deus nos ama, disto não temos dúvida.

POR DAVID GOMES WWW.EBAR.COM.BR


Nenhum comentário:

Postar um comentário