Google+ O MEU POVO PERECE POR FALTA DE CONHECIMENTO.: ESPÍRITO SANTO - A BÍBLIA RESPONDE 101. QUAL É O NOME DO ESPÍRITO SANTO?

terça-feira, 15 de julho de 2014

ESPÍRITO SANTO - A BÍBLIA RESPONDE 101. QUAL É O NOME DO ESPÍRITO SANTO?

ESPÍRITO SANTO - A BÍBLIA RESPONDE

101. QUAL É O NOME DO ESPÍRITO SANTO?

O nome da Terceira Pessoa da Trindade já consta da pergunta: Espírito Santo.

Mas, na Revelação, o nome da Terceira Pessoa da aparece com algumas variações, algumas das quais vamos alistar para satisfazê-lo:

Em Gênesis, lemos Espírito de Deus e meu Espírito (1.2 e 6.3).

Em Êxodo temos Espírito de Sabedoria, Espírito de Deus (28.3 e 35.31).

No livro do profeta Isaías temos algumas expressões interessantes na descrição do Espírito de Justiça e Espírito Purificador (4.4), Espírito do Senhor (11.2), que se repete várias vezes. Neste mesmo verso Ele é Espírito de Sabedoria, de Entendimento, de Conselho e de Fortaleza. Ele é ainda Espírito de Conhecimento e de Temor do Senhor.

Algumas dessas qualificações são repetidas no corpo da própria profecia de Isaías. Em 32.15, lemos do Espírito lá do alto. Em 63.10, Isaías nos fala do seu Espírito Santo.

Ezequiel nos apresenta o Espírito que dirige e orienta, que põe o profeta de pé e lhe revela o conselho de Deus; Joel promete-nos o derramamento do Seu Espírito, o Espírito de Deus.

No Novo Testamento algumas exceções ao uso do apelativo Espírito Santo, para designação da Terceira Pessoa da Trindade. Lemos assim em Gl 4.6: "enviou Deus ao vossos corações o Espírito de Seu Filho". Note-se que Espírito é grafado em maiúscula. Em Ef 1.13, o mesmo Paulo cunha a expressão "Espírito Santo da promessa". Em Fl 1.19, temos o "Espírito de Jesus Cristo". Uma das mais ricas expressões parece em Hb 9.14, quando o autor se refere ao "Espírito Eterno".

Depois deste resumo, vale pensar que a expressão Espírito Santo para designar a Terceira Pessoa da Trindade aparece 100 (cem) vezes somente no Novo Testamento. O próprio Senhor Jesus nos mandou "fazer discípulos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo" (Mt 28.19). E Paulo encerra a segunda carta aos Coríntios com a consagrada  expressão: "...e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém."

POR DAVID GOMES www.ebar.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário