Google+ O MEU POVO PERECE POR FALTA DE CONHECIMENTO.: Porque é que a igreja não aceita uma posição um pouco mais aberta com relação ao pluralismo religioso. Afinal das contas, todas as religiões não são boas e verdadeiras?

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Porque é que a igreja não aceita uma posição um pouco mais aberta com relação ao pluralismo religioso. Afinal das contas, todas as religiões não são boas e verdadeiras?

Porque é que a igreja não aceita uma posição um pouco mais aberta com relação ao pluralismo religioso. Afinal das contas, todas as religiões não são boas e verdadeiras?

Não é verdade que todas as religiões são boas. Não historicamente nem logicamente. Não historicamente por que existem religiões terríveis dentro da história da humanidade, religiões que matavam pessoas, que faziam sacrifícios humanos. Então, é evidente que não se pode dizer que todas as religiões são boas.

Porém, devemos compreender que há religiões que não deveriam existir. Quais seriam essas religiões? As religiões que exatamente vão contra a humanidade, que pregam o ódio, o terrorismo e que pregam todo o tipo de sacrifico humano. Porque são religiões que desagregam e fazem o mal à sociedade. Por isso, essas religiões não tem o direito de existir, elas são religiões que vão contra o próprio princípio da dignidade do ser humano. Por tanto, historicamente não é uma verdade de que todas as religiões são boas.

Uma religião que prega o Deus do amor como o cristianismo, não está no mesmo nível de uma religião que oferece holocaustos de pessoas para aplacar a irá de um deus sangrento. Simplesmente as coisas não estão nestes termos. Historicamente existem religiões que são boas. Hoje, nos Estados modernos que pregam a Liberdade Religiosa, nós podemos dizer que é verdade e devemos reconhecer que é uma clausula pétrea da nossa Constituição Federal.

Logicamente, não pode ser verdade que todas as religiões sejam verdadeiras. O cristianismo tem por convicção que Jesus é o Filho de Deus que se fez homem. Se isso é verdade, então, parte-se da premissa que o protestantismo é diferente das outras religiões. Em comparação, a religião muçulmana que diz que Maomé é profeta porém ele não é Deus que se fez homem, o mesmo ocorre com a religião Budista onde o Buda é um ser iluminado mas não é Deus que se fez homem. Confúcio também foi um importante líder religioso mas não é Deus.
Nós cristãos cremos em algo bem específico, ou seja, Deus entrou na história da humanidade, e Ele se fez de carne e nasceu em Belém, Ele cresceu em Nazaré e morreu em Jerusalém. Porém, esse fato é bem especifico, bem real e concreto. Então nós cristãos, nos colocamos diante de uma decisão. Por exemplo: Existe uma encruzilhada e não tendo como seguir em frente, teremos que decidir um dos dois lados para seguirmos.

Mas a questão do exemplo acima citado é a seguinte: ou Jesus é Deus, e portanto, todas as outras religiões estão em um nível inferior ao cristianismo, porque Deus se fez homem em Jesus Cristo no cristianismo e não em nenhuma dessas outras religiões, ou então o cristianismo é um charlatanismo de marca maior. Sendo assim, é inaceitável que esses cristãos continue acreditando que aquele homem de Nazaré seja Deus que se fez carne. Porque é isso que nós cristãos cremos verdadeiramente. Cremos que os universos, os astros e as estrelas encontram sua razão de ser em Jesus, a razão da sua vida é Jesus, o sentido da sua vida é Jesus. As arvores, as plantas, as nuvens, a estratosfera, a lua, enfim todo o Planeta terra existe para Ele. Aquela criancinha frágil que nasceu em Belém é a razão de ser de todo universo por que Ele é Deus.

Para Ele nós fomos feitos e isso quer dizer que eu não me pertenço, Ele é o meu Senhor. Porque existe o senhorio de Cristo em nossas vidas. Então, aqui nós estamos diante de uma encruzilhada, diante de uma realidade que nos coloca em duas direções bem diferentes, bem distintas. Porque até suportamos e nos conciliamos com as outras religiões, no seguinte sentido: que as religiões Afro-brasileiras creem que existe uma força cósmica da comunicação, que é Ogum, já os Romanos Antigos acreditam em uma força cósmica de comunicação que é Mercúrio, já os Gregos, acreditam que essa força de comunicação seja Hermes.

Portanto, notamos algo incomum entre todas as religiões. Se costurarmos todas elas, no fundo estão todas dizendo a mesma coisa. Temos como colocar grandes blocos religiosos em sintonia e em sintonia? Mas nenhum destes blocos religiosos e em nenhuma destas religiões crê em um Deus histórico feito homem que viveu historicamente. Quando nós cristãos no domingo ficamos de pé no culto e dizemos: “padeceu sobre Poncio Pilatos”, nós estamos dizendo algo bem especifico. Poncio Pilatos, personagem histórico, Governador Romano, em uma data histórica real e concreta.

Jesus morreu na cruz debaixo de seu governo, ou seja, nós estamos inserindo Jesus na história humana geral. Estamos alegando, que esse fato é um mito e sim que é real e histórico. Então, nós não vemos e não podemos crer nessa verdade de fé e ao mesmo tempo dizer que todas as religiões são iguais. Não podemos dizer isto porque não faz sentido nenhum. Uma fato bem diferente é nós começarmos a instigar o ódio nas outras pessoas. Claro, o que estou propondo é que nós digamos claramente que a fé protestante é uma, e as religiões não são todas iguais.

Nós cristãos, exatamente porque somos cristãos achamos que estamos na verdade e exatamente porque cremos nessa verdade, nós à pregamos. Porque é uma caridade para com as pessoas dizer a verdade. Seria uma falta de caridade imensa nós termos a verdade, sabermos que Deus se fez homem e escondermos esse segredo porque se agente contar pros outros essa verdade eles vão ficar chateados e entenderão que a religião deles não são verdadeira. Nós não queremos pregar o ódio, mas também não queremos pregar um relativismo.

Entretanto, o que podemos afirmar com relação a esta realidade da pregação cristã. Nós cristãos, cremos que Jesus é o verdadeiro Deus, verdadeiro Homem e que este Homem o Deus verdadeiro continua vivo na história num corpo concreto chamado igreja cristã, essa igreja ela é Santa é o corpo de Cristo e infelizmente ela tem membros pecadores que nem sempre fazem e se comportam como deveriam.

No entanto, Jesus continua vivo na história e encarnado através da igreja nos seus magistérios, nos seus sacramentos. Podemos dizer que a igreja cristã é um mistério, quando abrimos os olhos e olhamos ao redor vemos pecadores, mas também vemos tantos Santos, Sacramentos Santos, Sacerdócio Santo e uma Palavra Santa. Assim vemos a Graça de Deus agindo porque o corpo de Cristo é real e concreto na história. Essa é a nossa fé.

Por isso, nós não podemos achar as outras religiões são iguais, porque as outras religiões, não são o corpo de Cristo na história da humanidade, o corpo de Cristo é que redime a humanidade. Agora não estamos pregando nenhuma guerra Santa, não estamos aqui iniciando uma espécie de cruzada para degolar os infiéis que não creiam em nossa fé. Nós cristãos sabemos desde a época dos mártires e das primeiras perseguições. Porque a fé cristã não é algo pela qual nós queremos matar, mas na verdade a fé cristã é algo pelo qual nós queremos morrer. 
  



Nenhum comentário:

Postar um comentário