Google+ O MEU POVO PERECE POR FALTA DE CONHECIMENTO.: Maldição hereditária: existe ou não? O que a bíblia fala?

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Maldição hereditária: existe ou não? O que a bíblia fala?

Maldição hereditária: existe ou não? O que a bíblia fala?


Este é um tema que possui uma extrema discordância entre muitas igrejas, bem como também é usado como uma fonte de propaganda para muitas (de maneira errada) e também uma forma de introduzir um misticismo escandaloso ou confundir o poder do sangue de Jesus na vida do crente nele.
Tem muitos lugares que fazem as campanhas do “amuleto” para proteger contra isto, o “portal” das quebras de maldiçoes, “tirar do fundo do poço”, e outros mais, porém tudo isto é “conversa para boi dormir”. Quero com este estudo falar a verdadeira visão bíblica do assunto.
Pois bem, vamos à tão controversa e complicada pergunta com sua resposta:Maldição hereditária, existe ou não? Eu poderia responder dizendo sim ou não, mas tanto uma como outra causaria espanto e confusão. Então a resposta será sim e não! Calma que com este estudo direi o porquê respondi isto.
Noto que os pregadores, teólogos, professores de escola bíblica ou de líderes e outros mais, se equivocam ao ministrar sobre o tema (talvez por não conhecer bem ou porque lhe foram ensinados de maneira errada) ao confundir conseqüências com pecados e em outros denigrem o poder do sangue de Jesus ou erram achando que só precisa aceitar Jesus que já conserta uma pessoa em todas as áreas (corpo, alma e mente) instantaneamente quando o aceita.
Veja que no comentário acima, temos três tipos de conceitos ou correntes sobre maldição hereditária. Por isto vamos falar de cada uma, onde erram e o que é certo, para por fim chegarmos a uma resposta no fim.
O primeiro: A maldição hereditária, herdamos as conseqüências ou pecados dos antepassados?
Creio que este é o principal questionamento, que pode ser até a resposta para os outros dois. De antemão, digo que a maldição que herdamos de nossos pais não são os pecados, mas as conseqüências destes. Uma dos textos mais profundos neste tema é o de Ezequiel 18. Esta base de raciocínio colocada aqui, está bem explicada nos versículos 1 ao 4 que diz:

1  E veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
2  Que pensais, vós, os que usais esta parábola sobre a terra de Israel, dizendo: Os pais comeram uvas verdes, e os dentes dos filhos se embotaram?
3  Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que nunca mais direis esta parábola em Israel.
4  Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá.”

Como visto aqui, o que foi dito é o seguinte, quem pecar, levará sobre si o seu pecado. Os filhos não levam a culpa ou a sentença do pecado dos pais (como diz o apóstolo Paulo “o salário do pecado é a morte”), pois o texto afirma que a alma que pecar, esta morrerá, ou seja, o que comete o pecado, sobre ele está o pecado,PORÉM, os filhos podem receber as conseqüências do pecado dos pais!
O texto de 1 Reis 21:28-29 reforça o dito anteriormente no que diz respeito às conseqüências que os filhos herdam dos pecados de seus pais, pois diz: “ Entao, veio a palavra do SENHOR a Elias, o tesbita, dizendo: Não viste que Acabe se humilha perante mim? Portanto, visto que se humilha perante mim, não trarei este mal nos seus dias, MAS nos dias de SEU FILHO o trarei sobre a sua casa.”Assim, vemos que mesmo o pecado sendo perdoado, sua conseqüências ainda surtirão efeitos.
Talvez você ainda pode pensar que neste caso, tal maldição veio porque o filho de Acabe (Acazias) também pecou, mas veja que a conseqüência caiu sobre o filho não do pecado do seu pecado, e sim a conseqüência.
Outros exemplos de que mesmo o pecado sendo perdoado, ainda traz conseqüências, são os de Davi (foi perdoado, mas sua família recebeu as conseqüências deste ato), Eli, Gideão, Adão, Caim, e tem um que gosto muito (como exemplo) é o de Cam, filho de Noé.
Em Gênesis 9:20-27, vemos que quem cometeu o pecado foi Cam, porém as conseqüências deste pecado vieram sobre o filho de Cam, que era Canaã (vide o versículo 25). Noé proferiu a maldição sobre seu neto, que não teve nada haver com a história (o pecado de seu pai). Não lhe foi imputado o pecado do pai, mas sim a conseqüência.
Segundo: O sangue de Jesus não tem poder suficiente para retirar as conseqüências deste pecado!
Errado, tem poder sim! Porém, é necessário reconhecermos que herdamos este mal deles (nossos antepassados), e pedir para Deus retirar de nós tais conseqüências, sentindo arrependimento como se fossemos nós que cometêssemos estes pecados. Veja o texto de Esdras 9:1-15, principalmente nos sete primeiros versículos, vemos que Esdras confessa que o cativeiro foi um resultado dos pecados de seus pais, porém o mesmo cria que com esta confissão as conseqüências seriam retiradas.
Terceiro: Só o ato de aceitar Jesus me livra de tudo, de uma só vez.
Este é o argumento dos céticos neste assunto. Citam como base o escrito em 2 Coríntios 5:17, que diz que “se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já se passaram; eis que se fizeram novas”.
O texto em momento algum fala que aceitar Jesus significa que já se tornou nova criatura. Logo temos que perceber que o SER NOVA CRIATURA, vem de se TER UMA NOVA CRIAÇÃO. Isto é, precisa cortar os laços cada dia com o passado, retirando as raízes pecaminosas, aquilo que nos foi impresso em nossos costumes e pensamentos por nossos antepassados.
Estar em Cristo nada mais é que, dia após dia temos que morrer para nós mesmos, sermos crucificados com Cristo, e deixar Cristo viver em nós, e isto só se da gradativamente, é UM PROCESSO DE CONVERSÃO.
A salvação é imediata, a conversão é um processo. Ser perdoado dos pecados é imediato, mas se livrar das conseqüências exige reconhecê-las, pedir misericórdia, se afastar deste mal, lutar contra isto, repreender o espírito maligno que teve legalidade dada por alguém no passado, pedir que o sangue de Jesus lhe cubra, profetizar bênção no lugar da maldição.
Para os contrários a isto, digo que nascer de novo não é instantâneo, mas é um processo de purificação (nascer da água) e cada vez mais deixar os rudimentos do mundo para trás e se ligar naquilo que é de Deus (nascer do Espírito). E isto é só com o tempo.
Senão veja o exemplo de Paulo, o mesmo consentiu na morte de Estevão, porém quando chamado para Cristo, este teve que “saber o que era padecer pelo mesmo”, e isto era a conseqüência por ter perseguido a Igreja antes, tal fato que se comprova ao Apóstolo dizer “aí de mim se não pregar o evangelho”, ora, o mesmo fazia isto sabendo que cada vez mais ele tinha que progredir para a perfeição em Cristo, se livrando de tudo que recebeu no passado, pois sendo uma nova criatura, estava recebendo então uma nova criação.
Concluindo o estudo, o que herdamos não são os pecados, mas as conseqüências (vide Êxodo 20:5 e Deuteronômio 28:15-18) dos erros passados e isto não só dos nossos pais, mas também os nossos.
Muitas pessoas aceitam a Jesus e continuam aidéticas, sendo que esta doença foi adquirida no passado pecaminoso.
TODO PECADO TEM CONSEQUENCIAS! Creio que quem não gosta de acreditar nesta palavra, são pessoas que estão cheias pecados e tem medo das conseqüências. Acham que podem pecar a vontade, que tem um “Deus misericordioso” no céu que sempre vão perdoá-los, nunca se ira com eles, podem prostituir, adulterar, ser um viciado, mentiroso, idólatra, odioso, divisor, avarento, ainda mais, nem precisa se arrepender, sentir dor por seus pecados. Isto tudo é uma MENTIRA DO DIABO!
Saiba que existe muito mais a palavra IRA do que AMOR na bíblia. Entenda que aquilo que se planta se colhe. É necessário sentir dor pelos pecados seus, e até mesmo erros dos seus ancestrais. Ou você acha que o descendente de um nazista que se converteu, que exterminou muitos judeus, não precisa sentir dor, vergonha pelo passado de seu ancestral? Com alguém que tem esta ligação sanguínea, uma autoridade espiritual sobre sua vida?
O segredo para se libertar das maldições, são confessá-las e rejeitá-las. Para terminar, quem realmente nasceu de novo e se tornou uma nova criatura, estalivre das maldiçoespois este tem este tipo de consciênciamas quem só aceitou a Jesus, está chegando agora na Igreja, está em um processo, de deixar de ser carnal e se tornar espiritual. Este tem que se libertar ainda do passado, daquilo que lhe foi ensinado e aprender mais de Deus.
Diante disto, não adianta alguém achar que passando por uma “Porta de quebra de maldições” estará livre delas, mas é quando Cristo nos liberta completamente dos vínculos do passado, através do arrependimento, oração, processo de santificação, genuína conversão, intimidade com Deus, aprofundamento no conhecimento de Deus e pregação do evangelho.
No mais, que Deus vos abençoe, pois o que é abençoado por Deus, esta benção alcança até mil gerações!

Nenhum comentário:

Postar um comentário