Google+ O MEU POVO PERECE POR FALTA DE CONHECIMENTO.: MARIA E JOSÉ - A BÍBLIA RESPONDE 165. MARIA E JOSÉ CASADOS, MAS ANTES DE SE AJUNTAREM. EXPLICAÇÃO DO SENTIDO BÍBLICO!

terça-feira, 16 de setembro de 2014

MARIA E JOSÉ - A BÍBLIA RESPONDE 165. MARIA E JOSÉ CASADOS, MAS ANTES DE SE AJUNTAREM. EXPLICAÇÃO DO SENTIDO BÍBLICO!

MARIA E JOSÉ - A BÍBLIA RESPONDE

165. MARIA E JOSÉ CASADOS, MAS ANTES DE SE AJUNTAREM. EXPLICAÇÃO DO SENTIDO BÍBLICO!

A referência de Mt 1.18 liga-se a uma prática social dos tempos de Cristo. O chamado betrothel era um período de ajustamento de noivos, antes da efetivação da decisão de casamento. O tempo era indefinido, mas marcado por respeito mútuo do par.

A cerimônia em si podia tomar dois cursos diferentes: ser testemunhada por amigos de ambos ou em documento escrito, chamado Shtreerusin. Uma moeda de valor variável, mas válida para comércio, era paga pelo noivo. 

Normalmente não havia festa suntuosa, mas o cunho religioso marcado pelo canto expressivo.

"Bendito seja ó Deus, Senhor nosso Deus e Rei do mundo, que santificas por seu mandamento este ato e nos permite gozá-lo sem incesto, proibido aos unidos neste ato. Bendito és tu que santificaste Israel pelo Chuppah (casamento) e betrothal (noivado)."

Era abençoado um copo de vinho, em seguida provado pelo par. Desde aquele momento, testifica Edersheim, a união de José e Maria era reconhecida como permanente, sendo então confirmada no casamento. Poderiam, entretanto, decorrer meses antes da cerimônia do Chuppah.

POR DAVID GOMES www.ebar.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário