Google+ O MEU POVO PERECE POR FALTA DE CONHECIMENTO.: MISCELÂNEA - A BÍBLIA RESPONDE 283. EXPLICAÇÃO PARA A PALAVRA GENEALOGIA!

quarta-feira, 8 de abril de 2015

MISCELÂNEA - A BÍBLIA RESPONDE 283. EXPLICAÇÃO PARA A PALAVRA GENEALOGIA!

MISCELÂNEA - A BÍBLIA RESPONDE

283. EXPLICAÇÃO PARA A PALAVRA GENEALOGIA!

Genealogia descreve a árvore da família. É o curso natural da descendência de alguém. O termo genea, geração, aparece 43 vezes no NT. O termo genealogia aparece em conexão com a história de Jesus Cristo segundo as gerações. Davi serviu a Deus na sua Geração (At 13.36). O estudo da primeira parte de Mt 1 revela-nos o que se chamaria de última genealogia. Daí para frente temos os que foram nascidos de Deus e formam seu santo Israel.

Mateus escreveu para demonstrar que Jesus descenda da linhagem de Davi, bem assim José, pai putativo de Jesus.

Lucas dá a linhagem de Maria. Ela e José, ambos descendiam do rei Davi, por curso de linhagem diferente.

Mateus inclui na linhagem de Jesus pessoas que foram problemas em seu grupo. Mas deus teve em mente focalizar os raios maravilhosos da Sua graça insuperável. Raabe, a meretriz, era bisavó do rei Davi e viveu 400 antes do Senhor nascer (Rt 4.10).

Houve supressão de alguns nomes na linha de genealogia, como Acazias, Joás, Jeioaquim e outros, mas nada faltou na linhagem fundamental. Há nomes chamados por nódoas: Raabe, Tamar e Bathseba, não tendo sido entretanto manchada a beleza da graça.

Na linha genealógica de Mateus, seguimos rumo descendente, enquanto Lucas vai em linha ascendente, partindo de Eli e terminando em Adão, que segue da mão do próprio Deus.

As duas genealogias contemplam 14 nomes, entre Abraão e o nascimento de Jesus, mas no todo Lucas contempla 21 nomes.

A partir do estudo descritivo da genealogia de Jesus, passamos a outro capítulo da história da humanidade.

João declara que "todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus". Temos aqui a genealogia imperecível. Temos diante de nós a estrada da graça em termos absolutos. O homem é feito filho de Deus, não é resultado da carne, mas fruto do Espírito Santo.

Esta nova genealogia abre portas amplas para todos aqueles que decidirem aceitar Jesus como Salvador.

POR DAVID GOMES

Quem poupa o lobo sacrifica a ovelha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário