Google+ O MEU POVO PERECE POR FALTA DE CONHECIMENTO.: MISCELÂNEA - A BÍBLIA RESPONDE 285. O TERMO JEOVÁ COMO DESCRITO DA PESSOA DE DEUS!

segunda-feira, 13 de abril de 2015

MISCELÂNEA - A BÍBLIA RESPONDE 285. O TERMO JEOVÁ COMO DESCRITO DA PESSOA DE DEUS!

MISCELÂNEA - A BÍBLIA RESPONDE

285. O TERMO JEOVÁ COMO DESCRITO DA PESSOA DE DEUS!

Em nosso livro Teologia Prática -  Um Companheiro para a sua Bíblia, demos espaço às variações de nomes descritivos da Pessoa de Deus. A origem específica do termo Iavé, Jeová tem dado espaço a muitas especulações. A interpretação dada pelo próprio Jeová em Ex 3.14, quando da teofania vivida por Moisés, é traduzida pelo Rabino Meir Mesliah Melamed da seguinte forma: "E disse Deus a Moisés: Serei o que serei, enviou-me a vós." J. P. Hyatt relaciona cinco possibilidades na linha de interpretação deste texto, que resumimos aqui:

1. A resposta é evasiva, pois Deus se recusa revelar-se de modo total; 

2. Deus vindica aqui Sua natureza eterna;

3. Eu Sou porque Sou, seria uma forma de se afirmar a impossibilidade de Deus existir fora dEle mesmo; 

4. Serei o que serei pode significar também: Serei o pretendo ser, comunicando de novo o imenso poder de Deus;

5. A tradução poderia comportar a idéia que Sou aquele que É, como que impedindo outra tradução senão a idéia de que Deus é o único ser que sempre continua a ser.

Existe uma maravilhosa luz ao redor do sagrado nome de Jeová. Deus, comenta o Rabino Meir, escolheu a sarça para apresentar o Shechina, luz, tendo e, vista revelar Sua humanidade. Seu povo deve ser simples, humilde e serviçal. A sarça não seria para fabricar ídolos, que Deus odeia. Na sarça existem espinhos, que demonstram o fato de que o seguidor de Deus Jeová paga o preço da santidade.

POR DAVID GOMES

QUEM POUPA O LOBO SACRIFICA A OVELHA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário