Google+ O MEU POVO PERECE POR FALTA DE CONHECIMENTO.: MISCELÂNEA - A BÍBLIA RESPONDE. 272. EXPLICAÇÕES PARA O TERMO APOSTASIA!

domingo, 29 de março de 2015

MISCELÂNEA - A BÍBLIA RESPONDE. 272. EXPLICAÇÕES PARA O TERMO APOSTASIA!

MISCELÂNEA - A BÍBLIA RESPONDE.

272. EXPLICAÇÕES PARA O TERMO APOSTASIA!

O termo APOSTASIA é constante do vocábulo grego e latino e, evidentemente, em nossa língua. Entre os gregos, apostasia significava revolta contra os governos. Na Igreja Romana, a apostasia é reconhecida em casos de rebeldia à autoridade eclesiástica.

A História do Cristianismo se refere a Juliano, apóstata. Pode ser que sua filiação ao Cristianismo tivesse sido por interesse, mas o certo que ao se tornar imperador apostatou-se pela renúncia pública à sua fé.

Temos no NT bastante a respeito da matéria APOSTASIA, que no grego tem o significado de sair, abjurar, renunciar. Paulo é acusado de introduzir outros à apostasia.Isto prova que o termo era conhecido no tempo de 2Ts 2.3.

Jesus menciona algo semelhante a ter lugar nos últimos dias (Mt 24.10-12)  . Na AMPLIFIED BIBLE lemos este texto: "And them many will be offended and repelled and begin to distrust and fall, away, and betray one another and purse one another with hatred."

Em 2Ts 2.3, o apóstolo usa o termo apostasia ao considerar os últimos dias. Vale examinar-se alguns outros textos:

"Ninguém de nenhum modo vos engane, porque isto não acontecerá sem que primeiro venha a apostasia, e seja revelado o homem da iniquidade, o filho da perdição." Veja também: 1Tm 3.1-3; 2Ts 2.3; 2Pe 3.17; 2Tm 4.4; Hb 3.12; Gl 5.4, e muitos outros textos.

Do Direito Canônico  dos Católicos se consideram dois tipos de apostasia: da fé ou dos deveres sagrados contraídos em forma de voto.

No ensino bíblico considera-se a apostasia como resultado de renúncia voluntária à fé.

Em Direito, renúncia é direito líquido e certo da pessoa humana. O gosto de renunciar é voluntário. A renúncia pode ser expressa ou tática. É uma forma de alienação.

Ora, a religião de Jesus Cristo constitui-se na mais voluntárias de todas as decisões humanas. O homem decide seguir Cristo, voluntariamente. e pode também renunciar.

Judas foi eleito apóstolo depois de uma noite inteira de oração.

Ele foi escolhido dentre muitos outros. Mas Judas abriu asas na direção do diabo e se tornou sua presa e possessão. Renunciou à fé e seguiu o caminho da morte, por suicídio.

Exemplos de renuncia a fé ou apostasia:

Ele era diretor da EBD e homem ocupado no serviço da igreja.

Naquela manhã de domingo comunicou à igreja que seria a última colaboração naquele lugar, "Não mais voltarei aqui." E não obstante todos os esforços, ele não voltou.

Outro exemplo diz respeito a um dos mais ativos membros de uma igreja antiga na América. Começou a falar aos cultos, esqueceu seus compromissos e naufragou.

Longo tempo decorreu até que veio um conferencista especial para sua ex-igreja. Vários dos irmãos foram em busca do antigo companheiro. Ele atendeu aos muitos apelos e veio ouvir o pregador visitante. E houve naquela noite verdadeira festa espiritual. Muitos se converteram outros fizeram nova dedicação. Nosso homem permaneceu imóvel até que decidiu sair, isto antes do término do culto. Um dos pastores veio abordar o amigo na saída: - Mas o irmão sai, quando Deus está atuando de modo tão maravilhoso em nosso meio?

- Não ouvi obra nenhuma de Deus; tudo foi planejado para me impressionar e não aceito intimidações; decidi que não quero e continuo sem querer voltar à igreja... Intempestivamente saiu do templo. Naquela noite o homem morreu.

Este direito de renúncia, esta atitude de deixar o caminho deliberadamente, é o pecado voluntário de Hb 10. Esta renúncia explica Hb 6 e muitos outros textos de difícil interpretação.

E há que valorizar a fé e o amor de Deus em Cristo.

Rejeitar a luz é fechar para sempre a possibilidade de revê-la. é efeito de renúncia, que Deus não deseja que a liberdade humana conquista.

No cap. 6 do Evangelho de João lemos da debandada de muitos dos discípulos. Jesus lhes pergunta: - Quereis vós também rejeitar-vos?

POR DAVID GOMES

ww.ebar.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário