Google+ O MEU POVO PERECE POR FALTA DE CONHECIMENTO.: SAUDAÇÕES - A BÍBLIA RESPONDE 254. GOSTARIA DE SABER O SIGNIFICADO DO ÓSCULO SANTO Rm 16.16, ETC?

quarta-feira, 11 de março de 2015

SAUDAÇÕES - A BÍBLIA RESPONDE 254. GOSTARIA DE SABER O SIGNIFICADO DO ÓSCULO SANTO Rm 16.16, ETC?

SAUDAÇÕES -  A BÍBLIA RESPONDE

254. GOSTARIA DE SABER O SIGNIFICADO DO ÓSCULO SANTO Rm 16.16, ETC?

O beijo era comum entre os judeus. Era parte da saudação, como em grande parte o é ainda entre nós, principalmente entre os elementos femininos. Parentes trocavam beijos, de modo igual amigo e irmãos. Havia práticas pagãs que incluíam o beijo (1Rs 19.18; Os 13.2; etc.). O beijo era usado também como símbolo de adoração (Sl 85.10; Pv 24.26).

No NT o uso dos judeus permanece. Judas, ao trair o se Mestre com um beijo, seguiu o rumo da prática do seu próprio ambiente. Note-se que a mulher de Lc 7.38 beijou os pés de Jesus e a volta do pródigo teve também lugar para o beijo (Lc 15.20). Veja em At 20.37 o emocionante momento de despedida de Paulo, quando o beijo volta à cena. Tais práticas tiveram a sua ampliação para atingir toda a família da igreja. A concepção dos crentes era de uma família maior, em Cristo, e saudavam-se com que se chamou "ósculo santo" não discriminado, sensual e cheio de abuso. W.L Walker comenta o assunto entre elemento do mesmo sexo, com respeito e amor cristão.

POR DAVID GOMES


Nenhum comentário:

Postar um comentário