Google+ O MEU POVO PERECE POR FALTA DE CONHECIMENTO.: TRINDADE - A BÍBLIA RESPONDE 255. SE HÁ UM SÓ DEUS, COMO PODE A BÍBLIA DIZER QUE JESUS NO ESTÁ ASSENTADO À MÃO DIREITA DE DEUS? NESTE CASO, VEREMOS DEUS O FILHO DE DEUS O PAI PERFEITAMENTE DISTINTOS?

quinta-feira, 12 de março de 2015

TRINDADE - A BÍBLIA RESPONDE 255. SE HÁ UM SÓ DEUS, COMO PODE A BÍBLIA DIZER QUE JESUS NO ESTÁ ASSENTADO À MÃO DIREITA DE DEUS? NESTE CASO, VEREMOS DEUS O FILHO DE DEUS O PAI PERFEITAMENTE DISTINTOS?

TRINDADE - A BÍBLIA RESPONDE

255. SE HÁ UM SÓ DEUS, COMO PODE A BÍBLIA DIZER QUE JESUS NO ESTÁ ASSENTADO À MÃO DIREITA DE DEUS? NESTE CASO, VEREMOS DEUS O FILHO DE DEUS O PAI PERFEITAMENTE DISTINTOS?

A expressão "à direita de Deus" aparece várias vezes e na palavra de vários autores do NT. Anotemos, para estudos individuais, seguintes textos: At 2.25, 33-34, 5.31, 7.55-56; Rm 8.34; Cl 3.1; Hb 1.3,13, 8.1, 10.12, 12.2; 1P 3.22; Ap 1.20, 2.1, 5.1 e 5.7.

O costume de mandar alguém tomar assento à direita representava valiosa maneira de se prestar uma homenagem. Salomão colocou Betseba à sua direita (1Rs 2.19). Vários conquistadores prestavam homenagem de igual maneira: Sl 110.1; M t 22.44; 1Cr 15.25; Ef 1.20; Hb 1.13.

No texto de At 2.33, Pedro está colocando diante dos seus ouvintes algo sobre a exaltação de Jesus, depois de seu triunfo sobre a morte. Ele foi exaltado e feito Senhor para sempre. No raciocínio de Pedro, o Filho recebe do Pai, e o Espírito Santo recebe a bênção de Jesus e a transmite a todos os que aceitarem a bênção de Deus.

O mesmo pensamento ocorre nas demais citações. Jesus foi exaltado pelo que aceitou realizar. Sua morte se tornou na mais alta expressão de sofrimento e no mais exaltado peso de glória. Cabem aqui as palavras de Jesus:

"Tornou Jesus: Em verdade vos digo que ninguém há que tenha deixado casa, ou irmão, ou irmã ou mãe, ou pai, ou filhos,ou campos, por amor de mim e por amor do Evangelho, que não receba, já no presente, o cêntuplo de casa, irmãos, irmãs, mães, pais, filhos e campos, com perseguições; e no mundo pode vir a vida eterna" (Mc 10.29-30).

Marquemos bem a expressão "com perseguições". A ideia é contida no sentido do verbo DIOKO, que significa mais do que acompanhar. É seguir de normas estabelecidas, seguir sempre em frente, ainda que isto custe um peso difícil de suportar, algo semelhante a uma perseguição. Na tradução de Philips aparece o sentido de quem segue, ainda que rodeado de dificuldades que são semelhantes a perseguições.

Talvez se aproxime do sentido fundamental o ensino de Hb 12.1.

Jesus suportou todo o peso; nós somos desafiados a colocar de lado tudo quanto nos impeça de segui-lo de coração inteiro. O próprio Cristo ensinou a Filipe uma ligação preciosa, que cabe diante de nossos olhos: 
"Quem vê a mim vê o Pai" (Jo 14.9).

Jesus em pé a direita de Deus é expressão antropomórfica.

Não podemos ver a Deus. A mulher samaritana aprendeu a lição que se aplica a todos nós. Deus é Espírito. Não se pode ver o Espírito, mas podemos ver Deus na maravilhosa pessoas de Jesus.

Paulo tem outro parágrafo de contribuição para todos nós.

Leia-se 1Co 15. 23-28, O texto é profundamente significativo e admite uma variedade de traduções. Na versão da Linguagem de Hoje, lemos no verso 28:

"Mas quando tudo já estiver no governo de Cristo, então ele mesmo, o Filho, vai se colocar debaixo da autoridade de Deus, que pôs tudo sob autoridade de Cristo. Então Deus reinará completamente sobre tudo." Não se esqueça jamais a declaração de Jesus:

"Eu e o Pai somo um"(Jo 10.30).

Não se esqueça jamais do corpo espiritual de que seremos revestidos (1Co 15.50-53) não implica na perda de identidade.

Jesus ressuscitado penetrou no quarto fechado onde os discípulos, por medo dos judeus, haviam se abrigado (Jo 20.19-20). O corpo espiritual não encontra dificuldades em romper o obstáculo, mas a identidade dos cravos continuou presente e foi exibida diante dos discípulos.

Veremos Jesus de pé, no grande trono branco, sobre o qual se assentará (Ap 20.11). Quem se assentará aí? Deus supremo juiz, na Pessoa do Supremo Senhor, visto por nós pelas faces maravilhosas de Deus Jesus Cristo, Senhor e Salvador.

POR DAVID GOMES


Nenhum comentário:

Postar um comentário