Google+ O MEU POVO PERECE POR FALTA DE CONHECIMENTO.: MISCELÂNEA - A BÍBLIA RESPONDE 273. POR QUE AS IGREJAS, QUE SE INTERESSAM TANTO NA CONVERSÃO DOS INCRÉDULOS, NÃO FAZEM O SEU MÁXIMO PELA CONVERSÃO DOS FILHOS DE CRENTES?

domingo, 29 de março de 2015

MISCELÂNEA - A BÍBLIA RESPONDE 273. POR QUE AS IGREJAS, QUE SE INTERESSAM TANTO NA CONVERSÃO DOS INCRÉDULOS, NÃO FAZEM O SEU MÁXIMO PELA CONVERSÃO DOS FILHOS DE CRENTES?

MISCELÂNEA - A BÍBLIA RESPONDE

273. POR QUE AS IGREJAS, QUE SE INTERESSAM TANTO NA CONVERSÃO DOS INCRÉDULOS, NÃO FAZEM O SEU MÁXIMO PELA CONVERSÃO DOS FILHOS DE CRENTES?

(Em sua longa carta essa consulente fala que achou 150 filhos de crentes de sua igreja que estão desviados, causando um problema sério no casamento das jovens crentes.)

De fato, a consulente tem razão em tudo quanto pondera. E podemos afirmar logo de início que a razão de incredulidade dos filhos de crentes se prende, fundamentalmente, à falta de educação bíblica no lar. Os filhos de crentes, em grande número, só ouvem falar da Bíblia uma vez por semana, quando vão à Escola Dominical. Durante a semana vão à escola, sendo que alguns chegam a assistir às aulas de catecismo. O resultado é que se tornam indiferentes à Bíblia, uma vez que não chegaram sequer a conhecê-la.

Outro problema sério e que afeta definitivamente a vida da criança, em relação ao trabalho de Deus, é devido aos comentários que se fazem em muitos lares, a respeito de fatos relacionados com a igreja. A criança, que a princípio não entende bem as coisas, sente-se chocada e vai perdendo o respeito às pessoas da igreja e à própria igreja. Nunca exageremos o fato de que a crítica, em geral, faz muito male nenhum bem. Infelizmente, crentes que são sinceros, entretanto, falham nessa parte de criticar os outros.

Outra dificuldade séria, e que concorre para o desvio dos filhos, diz a respeito ao compromisso com o mundo e diversões mundanas. Muitas vezes, os próprios pais levam os a certos divertimentos, tornando-os viciados nos mesmos e, consequentemente, indiferentes para com a igreja.

Poderíamos citar a vaidade que assola certos lares, dando a filhos mais importância do que eles têm, enchendo-os de orgulho e tornando-se pedra de tropeço mais tarde. Também a falta de intimidade de pais com filhos, deixando que aprendam no mundo questões íntimas que os pais, e não o amigo da esquina, deveriam ensinar aos filhos, principalmente no que respeita aos fenômenos da puberdade.

O problema fundamental, cremos nós que seja falta de culto doméstico no lar. Quantas vezes a mãe tem tempo para novelas mas, não tem tempo para leitura da Bíblia, para as orações e o cântico dos hinos com filhos. 

Os judeus receberam ordens expressas da parte de Deus para ensinarem aos filhos os fundamentos de sua fé.

Isaque sabia a respeito da fé de seus pais, bem assim seus filhos. Jacó podia comportar-se bem em terra estranha porque conhecia o caminho que devia seguir. Labão era pagão mas Jacó servia a Deus e conseguiu ensinar o mesmo à sua família. Em Ex 12 lemos as ordens divinas em relação à Páscoa, bem assim a orientação quanto ao ensino da mensagem às gerações posteriores. O culto do lar é dever sagrado. A criança devia aprender a ouvir culto desde o primeiro dia de vida. "Educar a criança no caminho em que deve andar e até quando envelhecer não se desviará dele." Não podemos para esperar para começar. Em Lc 1.66, lemos a pergunta que foi formulada a respeito do pequeno João Batista:

"Quem será pois esse menino?" Essa pergunta pode ser formulada em relação a qualquer menino. Que será dele? Será aquilo que seus pais, diante de Deus, determinaram que ele seja?

Possa Deus usar as considerações feitas aqui e que haja um despertamento da parte de pastores e igrejas em relação ao culto doméstico, é nossa oração.

POR DAVID GOMES

WWW.EBAR.COM.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário