Google+ O MEU POVO PERECE POR FALTA DE CONHECIMENTO.: A Predestinação e os versículos isolados

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

A Predestinação e os versículos isolados

A Predestinação e os versículos isolados

“…e creram todos quantos haviam sido destinados para a vida eterna.” (Atos 13:48)
A importância do contexto para a compreensão de uma mensagem que precisa ser transmitida é imensa, pois algo só será realmente entendido se todo o seu raciocínio for devidamente apresentado. Vejamos este exemplo abaixo.
Leia toda esta frase a seguir: “João não gosta de ver pessoas pobres sendo maltratadas pelos que têm grandes e gordas contas bancárias. Ele deseja que essas injustiças que ocorrem com tais pessoas sejam extirpadas da sociedade de uma vez por todas.”
(Agora volte e leia apenas as partes sublinhadas desta mesma frase.)
Percebeu o perigo de isolarmos os textos de seus respectivos contextos? Pois é, eu sempre digo que no meio da religião o ato de isolar versículos é uma verdadeira “arte”. Refiro-me especialmente aos líderes, pois são os responsáveis pelos ensinos nas congregações. Quero, portanto, dedicar este espaço para dirimir algumas dúvidas que surgem em relação à Doutrina da Predestinação devido ao isolamento de certos versículos bíblicos de seus raciocínios originais.
********************************************
TEXTO 1) “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça…” (João 3:16)
O sistema religioso diz que este versículo é a “prova” da existência do famigerado livre-arbítrio para Salvação. De fato, se isolarmos este texto de seu contexto (como faz a religião) entenderemos que “todo aquele que nele crê” pode ser qualquer pessoa quequeira crer. Porém, vejamos o contexto no mesmo livro:
“Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne (vontade humana; livre arbítrio) nem da vontade do varão, mas de Deus.” (João 1:12-13)
Está claro pelo contexto que não é a vontade humana que prevalece, mas a do Senhor. Isto é, só crê quem Deus quer que creia:
“Por isso eu vos disse que ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lhe for concedido.” (João 6:65)
E tem mais: “Mas vós não credes porque NÃO SOIS das minhas ovelhas…” (João 10:26). Por meio deste versículo, ainda no contexto do livro de João, vemos que quem não é ovelha não pode crer. Logo, “todo aquele que nele crê” é todo aquele que foipredestinado a crer (ou seja, os eleitos de Deus, as ovelhas); afinal, “…a Fé não é de todos.” (2ª Tessalonicenses 3:2).
********************************************
TEXTO 2) “Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, que quer queTODOS os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.” (1ª Timóteo 2:3-4)
Estes versículos são clássicos! Quando falamos em Predestinação os defensores do livre-arbítrio logo apresentam esta PASSAGEM totalmente isolada de seu contexto. Observemos o que Paulo escreveu logo nos dois versículos anteriores:
“Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens; PELOS REIS, e por todos os que estão EM EMINÊNCIA, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade;” (1ª Timóteo 2:1-2)
O contexto, como sempre, explica tudo. Quando Paulo se refere a “todos”, ele está dizendo que a Salvação também é para os reis e para as pessoas eminentes* e não apenas para pessoas “comuns”. Assim sendo, está claro que Paulo estava dizendo que a Salvação é para TODOS OS TIPOS de homens, e não para cem por cento da humanidade.
* Eminentes são pessoas que se destacam e/ou são influentes em uma sociedade.
********************************************
TEXTO 3) “Porque a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a TODOS os homens.” (Tito 2:11)
Isoladamente este versículo indica que a Doutrina da Predestinação é um erro. Porém, no contexto anterior Paulo instrui os que eram escravos a serem honestos e leais aos seus senhores. Mais uma vez é o caso dos tipos de homens. Como Jesus morreu por todos os tipos de pessoas (reis, plebeus, ricos, pobres, senhores, escravos etc.), Paulo queria ensinar que os senhores também podiam ser despertados para o Evangelho por meio do bom testemunho de seus escravos. Assim, fica claro que este “todos os homens” também não significa cem por cento da humanidade. Até porque, Jesus não morreu por todos, mas por muitos (confira Mateus 26:28).
********************************************
TEXTO 4) Eis que hoje eu ponho diante de vós a benção e a maldição.” (Deuteronômio 11:26)
Quando vejo versículos como este sendo usados contra a noção bíblica claríssima da Predestinação, eu confesso que fico na dúvida se a pessoa que os usa está sendo deliberadamente desonesta ou se é, simplesmente, um caso de ingenuidade mesmo. Na maioria das vezes, no entanto, acredito na primeira hipótese.
Falando do texto apresentado acima, é evidente que o contexto sequer passa perto do assunto Salvação Eterna. Quando isolado do todo, este versículo pode ser incluído como referência à falsa doutrina do livre-arbítrio. Afinal, o texto é claro: o Senhor põe o poder de escolha diante do homem. Contudo, que escolha é esta que Deus disponibiliza? O homem, definitivamente, não tem livre-arbítrio para Salvação, mas possui, sim, arbítrioem relação às suas escolhas neste mundo: o que vai comer, qual curso que quer fazer, com quem vai se casar, onde vai morar etc. E as nossas escolhas definem como será a nossa vida. Se obedecermos às direções do Senhor (que nos são reveladas por meio da Palavra), nós seremos bem-sucedidos e teremos nossas bênçãos manifestadas (ou seja, estaremos escolhendo a benção); se, por outro lado, vivermos sendo guiados pela carne, vamos colher consequências ruins (maldição). É disso que o texto fala! Deus, naquela ocasião, deixou a opção aos hebreus: se eles escolhessem a obediência e, consequentemente, largassem as idolatrias, teriam bênçãos manifestadas; caso contrário, sofreriam as sanções de Deus, mas não deixariam de ser o Seu povo eleito (Salmos 89:30-34).
********************************************
TEXTO 5) O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; porém é longânimo para convosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se.” (2ª Pedro 3:9)
A maldita doutrina do livre-arbítrio é tão falaciosa e é tão contrária à Palavra de Deus que nem mesmo os apóstolos da circuncisão, com toda cegueira espiritual que lhes era peculiar, ensinaram sobre esta heresia.
Quando Pedro diz “não querendo que ninguém se perca”, sem dúvidas ele está falando dos eleitos, já que, obviamente, o desejo de Deus é que nenhum dos que Ele escolheu se perca (João 10:28; Efésios 1:4-5). Os únicos que se perdem são os filhos da perdição:
“Enquanto eu estava com eles, eu os guardava no teu nome que me deste; e os conservei, e NENHUM deles se perdeu, exceto o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura.” (João 17:12)
********************************************
TEXTO 6) Tenho eu algum prazer na morte do ímpio? diz o Senhor Deus. Não desejo antes que se converta dos seus caminhos, e viva?” (Ezequiel 18:23)
É inegável que até hoje existem eleitos de Deus, escolhidos desde antes da fundação do mundo, que ainda vivem em atitudes ímpias. Ou seja, existem ímpios que nascem ímpios (são conhecidos como joiovasos de desonrafilhos da perdiçãofilhos da desobediência etc.). Mas, também há ovelhas que, por falta de conhecimento, agem como verdadeiras ímpias. No texto de Ezequiel há um alerta para este tipo de impiedade praticada pelo povo eleito do Altíssimo (no contexto, os hebreus). Deus estava deixando claro que desejava que alguns de Seu povo deixassem a impiedade para viverem. Note o que o versículo diz: “…que se converta dos seus caminhos, e viva?”. Isto é, Deus queria que os de atitude ímpia deixassem a impiedade para que não morressem, pois Ele não sentia prazer em ver o povo morrer prematuramente ou sofrer outras sansões por causa da impiedade. Em suma: este texto nada tem a ver com Salvação Eterna, mas com viver ou morrer neste mundo. Portanto, não pode ser usado para defender a existência de um suposto livre-arbítrio para Salvação.
Evidentemente, existem muitos outros versículos que são isolados de seus contextos pelo sistema religioso e distorcidos para que o entendimento da Predestinação seja negado; mas acredito que os que foram tratados neste estudo sejam os mais utilizados.
Que os defensores do livre-arbítrio humano para Salvação sejam calados (Tito 1:11), a fim de que a Soberania de Deus seja exaltada!
Ap. Cristiano França

Nenhum comentário:

Postar um comentário