Google+ O MEU POVO PERECE POR FALTA DE CONHECIMENTO.: PASSAGENS BÍBLICAS- A BÍBLIA RESPONDE. 203. FOI JEREMIAS OU ZACARIAS O AUTOR DE Mt 27.9?

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

PASSAGENS BÍBLICAS- A BÍBLIA RESPONDE. 203. FOI JEREMIAS OU ZACARIAS O AUTOR DE Mt 27.9?

PASSAGENS BÍBLICAS- A BÍBLIA RESPONDE.

203. FOI JEREMIAS OU ZACARIAS O AUTOR DE Mt 27.9?

Este texto tem desafiado muitos autores até hoje continua sendo trabalhado. Vamos dar uma síntese das possibilidades, procurando firmar os conceitos em autores credenciados. A verdade aponta a citação como derivada de Zc 11.13 e não Jeremias.

Do vasto campo de investigações encontramos alguns informes que se somarão a outros que o tempo revelará.

I - Várias cópias latinas do texto trazem a frase com omissão do nome do Profeta, informa Agostinho. Também cópias da phesita omitem o nome de Jeremias. Fato semelhante ocorre em relação à epístola ao Efésios, com omissão do termo Efésio, deixando margem para que a epístola seja considerada como carta circular.

II - A citação teria sido retirada de manuscritos apócrifos de Jeremias. Na Homilia 35 de Orígenes aparece menção ao escrito apócrifo de Jeremias - Jerônimo e Agostinho concordam com a citação de Orígenes. 

III - Outro grupo atribui um erro de memória do autor do Evangelho, o que não encontra muitos adeptos.

IV - Teria sido uma citação espúria ou mal entendida de Jr 18.32.

V - Mede, Turpie, Wright e outros acham que Jeremias teria escrito o trecho atribuído a Zacarias nos capítulos 9-11. Isto levanta a hipótese antiga que classifica o livro de Zacarias como algum tipo de compilação.
Hegst lembra a citação de Mc 1.2, que menciona textos dos profetas Isaías e Malaquias. Mas somente o primeiro é mencionado.

VI - Hengstenberg e Cook lembram que o profeta Zacarias não é mencionado em nenhum outro texto, ainda que haja citações do profeta, sem constar seu nome. Como se vê, este é um difícil texto.

POR DAVID GOMES www.ebar.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário