Google+ O MEU POVO PERECE POR FALTA DE CONHECIMENTO.: PASSAGENS BÍBLICAS - A BÍBLIA RESPONDE. 206. SANTIDADE BÍBLICA DE IMPOSIÇÃO DE MÃOS!

domingo, 26 de outubro de 2014

PASSAGENS BÍBLICAS - A BÍBLIA RESPONDE. 206. SANTIDADE BÍBLICA DE IMPOSIÇÃO DE MÃOS!

PASSAGENS BÍBLICAS - A BÍBLIA RESPONDE.

206. SANTIDADE BÍBLICA DE IMPOSIÇÃO DE MÃOS!

Daremos mais textos bíblicos do que palavras nossas, entretanto, do assunto.

Podemos sentir que a imposição de mãos percorre os caminhos do VT e do NT, com expressivos exemplos na obra do próprio Cristo. Vamos mencionar os textos, abrindo a oportunidade a um estudo pessoal do todo da matéria. Começamos pelo que parece ser o significado por debaixo de cerimônia. Eis o que diz Lv 16.21: "Abrão porá ambas as mãos sobre a cabeça do bode vivo, e sobre ele confessará todas as iniquidades dos filhos de Israel, todas as suas transgressões e todos os seus pecados; e os porá na cabeça do bode, e enviá-lo-á ao deserto, pela mão dum homem à disposição para isso."

Temos o sentido  de transferência da culpa para o animal, simbolizante da transferência de poder. Quando a mulher tocou em Jesus, retirou dele poder; mas temos situações diversas que mostram a amplitude do cerimonial:

1. Gn 48.14-19 - José exigiu que seu pai colocasse a mão certa também em sua cabeça, mas Jacó insistiu no que fizera. Sentimos que havia na mente do patriarca algo mais do que simples palavras.

2. Na legislação cerimonial de Levíticos lemos sempre da necessidade de ser colocada a mão do adorador sobre a cabeça do voto que se oferecia. Temos aqui a ideia de identificação com seu próprio sacrifício (Ex 29.10, 15, 19; Lv 1.4, 3.2-8, 4.4, 8.14 e muitos outros textos).

Temos no NT vários aspectos do mesmo cerimonial. Vejamos as mãos do Senhor sobre as crianças (Mt 19.13-15); sobre os enfermos (Mc 1.30, 31, 41, 5.41, 7.32, 33 3 muitos outros). Também os apóstolos aparecem impondo mãos em novos convertidos  (At 8.17-19). Em At 5.15-16 lemos dos apóstolos até pela sombra curando enfermos.

Em At 6 e nas epístolas pastorais, a imposição de mãos separa pessoas para a obra do ministério. A imposição se unia à oração e teve, certamente, alta consideração com as congregações onde o evento tinha lugar.

Deus concedeu altos privilégios a seus obreiros e desta honra devemos ser dignos.

POR DAVID GOMES www.ebar.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário