Google+ O MEU POVO PERECE POR FALTA DE CONHECIMENTO.: PASSAGENS BÍBLICAS - A BÍBLIA RESPONDE 188. UMA EXPLICAÇÃO PARA Hb 6.4-6!

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

PASSAGENS BÍBLICAS - A BÍBLIA RESPONDE 188. UMA EXPLICAÇÃO PARA Hb 6.4-6!

PASSAGENS BÍBLICAS -  A BÍBLIA RESPONDE

188. UMA EXPLICAÇÃO PARA Hb 6.4-6!

Pois é impossível (restaurar e tornar a trazer ao arrependimento), aqueles que foram uma vez iluminados, que provaram conscientemente do dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo, e sentiram quão boa é a Palavra de Deus e os poderes do mundo que está para vir, se eles desviaram da fé e deixaram a sua lealdade (obediência); (isto é impossível) trazê-los de volta ao arrependimento, pois por causa disso eles cravaram na cruz, de novo, o Filho de Deus, pelo que lhes respeita, e o expõe à vergonha e desprezo público (Versão Ampliada, Hb 6.4-6).

Observe-se pelo versículo 14 do cap. 3 de Hebreus que o crente em Jesus torna-se "praticante da natureza divina", o que lhe confere o dom da vida eterna. Aliás, é este o ensino de todo o NT. O mais lindo verso que a Bíblia edita (Jo 3.16) declara que o crente em Jesus "tem a vida eterna". João acrescenta em seu ensino no cap. 10: "Nunca hão de perecer e ninguém os arrebatará de minha mão" (10.18). O Salmista já havia ensinado a mesma doutrina muitos anos antes, como lemos no Sl 37: "ainda que caia não ficará prostrado porque o Senhor o levantará (o justo)". Observemos no texto em exame alguns dos privilégios concedidos àqueles que aceitam a salvação de Deus como oferecida a Cristo: Eles são iluminados; provaram o dom de Deus que vem do céu; eles são participantes do Espírito Santo; eles provaram a boa palavra de Deus e provaram dos poderes do mundo futuro (isto é, algo da vida eterna que os aguarda).

Observamos que a situação dos cristãos judeus e não judeus era muito séria. Eles estavam presentes numa atmosfera de perseguição e morte. Numa época de perseguição há duas possibilidades: continuar fiel e sofrer a morte pelos leões ou acomodar-se, colocando de lado sua fé. O Mártires do Coliseu Romano, editado pelo Escola Bíblica do Ar, focaliza aqueles que perderam sua vida. Mas que dizer daqueles que negaram ao Mestre? A história narra a terrível perseguição do período de Dioclécio. Dizem que os crentes remanescentes perguntavam uns aos outros: - Você negou a Jesus Cristo para sobreviver, ou sobrevive pela graça que ele lhe deu de não ser encontrado? A resposta da negação fecha a porta do irmão ao falso irmão.

E conhecemos a letra do livro Quo Vadis, que nos fala de Pedro que tentava sair da Vila Apia fugindo à ira de Nero. Na sua fuga encontra-se com Cristo que segue na direção de Roma.

Domine, quo vadis (Senhor, para onde vais?) teria sido a pergunta de Pedro. Ante a resposta de Cristo, "estou indo para Roma para ser crucificado outra vez", Pedro decide retornar à cidade eterna para sofrer o martírio de cabeça para baixo.

Ainda que seja lenda, a verdade pode ser sentida. Negar a Cristo seria crucificá-lo outra vez, argumenta o escritor de Hebreus.

Observe-se agora a condicional do texto: Se eles desviarem da fé. O escritor estava querendo pintar com as cores mais vivas que lhe seria possível encontrar a necessidade de resistência ao mal e de fidelidade a Cristo. E vai a uma hipótese absurda: Se um crente pudesse descrer e permanecer descrendo, ele estaria crucificando a Cristo de novo e, portanto, impossibilitado de uma restauração.

Como muito bem sentencia o escritor Barclay no seu comentário, há quatro impossíveis na epístola Aos Hebreus a saber: a impossibilidade de Deus mentir (6.18); a impossibilidade do sangue de cordeiros e bodes limpar os pecados (10.4); a impossibilidade de se agradar a Deus, sem fé (11.6), e a impossibilidade de tornar-se realidade a apostasia total daquele que tiver provado a salvação plena em Cristo!

Ao falar a respeito da vinda de do Espírito Santo para viver no mundo, Jesus declarou: - Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós; e acrescentou que estaria vindo o Espírito Santo, cuja missão seria convencer os homens da justiça, do Juízo e do pecado. Imaginemos esta santa provisão de Cristo, a provisão de alguém que vem tomar o nosso lugar, que vem ser o nosso professor, que vem ajudar-nos a entender a nossa própria situação, a nossa própria situação, a nossa própria necessidade. Quantos homens que realmente nunca pararam para pensar no que seja pecado, e que por isto nunca deram um passo se quer para deixar o pecado.

Estava lendo outro dia num dos jornais do Rio e fiquei um tanto chocado: um dos chamados milionários da loteria esportiva foi preso embriagado num botequim na cidade de Salvador. E a notícia acrescentava que aquele homem já havia perdido todo o dinheiro que havia ganho no jogo e agora vivia embriagado ante a frustração da volta ao estado de pobreza e miséria. É o fato do pecado, que o homem não domina. Jesus falando do Espírito Santo, disse: "Ele convencerá o mundo do pecado, e explica, porque não crêem em mim; da justiça, e acrescenta, porque eu volto para Deus e não estarei mais aqui. E do juízo, conclui, porque o príncipe deste mundo está julgado." Que coisa impressionante esta fileira do pecado. Uma das cantoras mais conhecidas do Brasil, dando uma entrevista longa a uma das emissoras, falava então das frustrações que existiam por detrás dos bastidores, dos seus caminhos de cantora.

É quase impossível, porque ali se enfrenta uma discriminação, uma parede, uma incompreensão, enfim, mil e uma barreiras... Tais coisas existem por causa do pecado, causa de rebeldia do homem, da rejeição.

Como eu gostaria que pudéssemos acordar no fato do pecado. É como disse alguém: ele vem sempre enfeitado, às vezes penteado, às vezes perfumado, às vezes atraente, mas o seu fim é amargo como fel. Como foi o caso de Acã nas páginas do Livro Sagrado. Aquele homem que viu uma capa babilônica e achou-a muito bonita e a pegou, e depois pagou com sua própria vida pelo roubo que tinha feito. O pecado adocicado vai destruir para sempre a alma do pecador e recusar o perdão de Jesus Cristo, o Salvador. O Espírito Santo veio para convencer o homem do pecado, da justiça e do juízo. Quando o homem reconhece-se pecador e suplica a Deus a ajuda do Espírito Santo, ele encontra o caminho, a verdade e a vida. Dileto leitor, esta é a sua oportunidade. O Senhor está de braços abertos para recebê-lo e o Espírito Santo pronto a convencê-lo do pecado, da justiça e do juízo, se apenas tiver o seu consentimento.

POR DAVID GOMES www.ebar.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário