Google+ O MEU POVO PERECE POR FALTA DE CONHECIMENTO.: PASSAGENS BÍBLICAS - A BÍBLIA RESPONDE. 201. EXPLICAÇÃO PARA Mt 24.19-22.

terça-feira, 21 de outubro de 2014

PASSAGENS BÍBLICAS - A BÍBLIA RESPONDE. 201. EXPLICAÇÃO PARA Mt 24.19-22.

PASSAGENS BÍBLICAS - A BÍBLIA RESPONDE.

201. EXPLICAÇÃO PARA Mt 24.19-22.

Vamos copiar o texto para examiná-lo:

"Ai das que estiverem grávidas e das que amamentarem naqueles dias. Orai para que nossa fuga não se dê no inverno, nem no sábado; porque nesse tempo haverá grande tribulação, como desde o princípio do mundo até agora não tem havido, e nem haverá jamais. Não tivessem aqueles dias sido abreviados e ninguém seria salvo, mas por causa dos escolhidos tais serão abreviados."

No texto, Jesus fala de eventos que estavam prestes a se cumprirem, bem assim de acontecimentos à distância no tempo e no espaço.

Vale a pena atentarmos para o texto por inteiro, compreendendo os versos 4 a 28 desse mesmo capítulo. David Smith faz uma importante observação, quando lembra que a expressão "a vinda do Senhor" significa no contexto do NT mais do que as meras letras indicam. A expressão fixa a possibilidade, no tempo, de toda e qualquer manifestação do Senhor, de modo a sentirmos sua presença e poder. A queda de Jerusalém em 70 aD foi, sem dúvida, uma prova evidente do poder do Senhor, pois que Jesus predisse tal acontecimento, como parte do Juízo de Deus ao povo desobediente e indiferente.

Jesus tinha como cumprida a sua promessa, pelo que esboça planos, tendo em vista ajudar o povo naquele grande evento. Jesus lembra aos discípulos alguma verdades fundamentais:

1. Aquele evento seria o princípio de dores. Seria uma parte, apenas, do juízo de Deus, que um dia será celebrado em plenitude;

2. Havia uma comissão dada, para que o povo soubesse que o juízo aconteceria, mas o amor de Deus não seria exterminado. a proclamação deveria ser levada a todos da nação.

3. Cuidados especiais deviam ser tomados, ao ensejo do grande acontecimento, a saber:

a) oração para que a tragédia não acontecesse no inverno ou sábado, tendo em vista a dificuldade de locomoção em tais circunstancias.

b) de modo igual as gravidas e lactantes teriam dificuldades em sua movimentação.

Lembro, em conclusão, que o consenso dos interpretes é que no todo do discurso de Jesus, em resposta a uma pergunta  dúplice feita pelos apóstolos (v. 3), existem elementos de repercussão imediata, como a queda de Jerusalém, e o final da era, com o advento da segunda vinda em outros elementos do capítulo. Cabe ao leitor cuidadoso separar, na medida do possível os dois acontecimentos.

POR DAVID GOMES www.ebar.com.br







Nenhum comentário:

Postar um comentário