Google+ O MEU POVO PERECE POR FALTA DE CONHECIMENTO.: PASSAGENS BÍBLICAS - A BÍBLIA RESPONDE. 207 COMO ENTENDER Mt 16.28?

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

PASSAGENS BÍBLICAS - A BÍBLIA RESPONDE. 207 COMO ENTENDER Mt 16.28?

PASSAGENS BÍBLICAS - A BÍBLIA RESPONDE.

207 COMO ENTENDER Mt 16.28?

"Em verdade vos digo que alguns aqui se encontram que de maneira nenhuma passarão pela morte até que vejam vir o filho do homem no seu reino."

Este capítulo merece ponto de grande importância no ministério do Senhor. Pedro havia feito a monumental confissão, reconhecendo Jesus como o Messias de Deus.

Com sua alma cheia de alegria, Jesus passou a falar de sua morte vicária na cruz do Calvário. Agora, entendo-a como plena e propósito de Deus.

Segue-se a contradição de Pedro apóstolo, que se insurge contra a ideia da morte de Jesus. O mestre repreende o discípulo faltoso, e chega a chamá-lo Satanás (adversário) (Mt 16.23).

Daí por diante, o Senhor passa a falar do preço do discipulado para cada um que decidisse segui-lo. Ele toma a figura da cruz que deveria ser levada por cada um deles.

"Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-me... quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á, mas quem perder a sua vida por minha causa este a salvará... E que aproveita o ganhar o mundo inteiro se vier a perder a sua alma? Que pode dar o homem pelo resgate de sua alma?"

Terminado o ensino e a exortação, passa Jesus a falar dos triunfos finais do seu ministério. É a bela imagem da ressurreição. "Eu viverei em glória... Alguns não provarão a morte, sem que experimentem a alegria da vitória e da glória que terão."

Agora sua pergunta específica sobre o verso 28. Existem várias ideias embutidas aqui, segundo alguns intérpretes.

Uma referência à glória de Jesus manisfesta no dia de Pentecoste quando desceu sobre a Igreja o Espírito Santo, mandado por Jesus (At 2.32-33). Outros argumentos que temos aqui: uma referência à destruição de Jerusalém, como cumprimento da promessa de Deus de castigar os desobedientes; um terceiro grupo argumenta ter sido a referência de Jesus ligada à ressurreição do Seu corpo em glória e majestade. Ele é primícia da ressurreição.

Para nós, o sentido mais natural seria aceitarmos esta referência como sendo feita ao fato da transfiguração, que aconteceu poucos dias mais tarde, em ocasião separada por Jesus para a oração (Lc 9.28).

Ali no Monte da Transfiguração (possivelmente o Monte Tabor), Jesus transfigurou-se diante deles - Pedro,´Tiago e João - depois de uma jornada de oração. Este, sem dúvida, o sentido mais natural.

Em 1Jo 1, o autor se refere àquela experiência de modo especial.

POR DAVID GOMES www.ebar.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário